Tudo o que você precisa saber sobre o clima no Canadá!

4 minutos para ler

Fazer um intercâmbio no exterior é uma excelente oportunidade para quem busca crescimento pessoal e aperfeiçoamento profissional. Porém, diferentes fatores devem ser considerados na hora de escolher o destino da qual realização desse sonho. Pensando nisso, preparamos este texto para responder às principais dúvidas sobre o clima no Canadá.

Se você pensa em estudar ou trabalhar nesse país, já deve ter ouvido falar sobre o frio rigoroso da região onde ele se localiza. Mas a verdade é que o Canadá apresenta uma grande variedade climática por conta de suas dimensões continentais — semelhante ao que acontece no Brasil.

Quer entender melhor sobre o assunto e saber como se preparar para esse tão sonhado momento? Então você está no lugar certo. Continue com a gente e acompanhe!

Como é o clima no Canadá em cada estação do ano?

O Canadá é um país territorialmente vasto — o segundo maior do mundo, atrás apenas da Rússia. Por conta disso, ele apresenta uma geografia e (consequentemente) um clima bastante diversificado em diferentes pontos do país de acordo com o período do ano. 

Uma das principais características do clima no Canadá é o fato de ele ter as estações muito bem definidas: sim, as flores enchem os parques na primavera e as folhas ressecam durante o outono. Saiba mais. 

  • Primavera: as temperaturas começam a subir e podem atingir os 24º. A mínima ainda pode ter picos abaixo de zero; 
  • Verão: engana-se quem pensa que o Canadá não tem verão. A temperatura máxima facilmente chega aos 30º;
  • Outono: de setembro a dezembro as temperaturas começam a cair, ficando na média dos 10º;
  • Inverno: sim, o inverno é rigoroso, mas varia de acordo com a província. Enquanto cidades ao norte como Toronto e Montreal podem alcançar -20º, as localizadas mais ao sul variam entre 0 e -5º. 

Qual é o clima ideal para o seu intercâmbio?

Para responder a essa pergunta é preciso identificar o objetivo da sua viagem, assim como investir em uma dose de autoconhecimento. Um intercâmbio no inverno pode sair mais em conta, mas é preciso saber como você lidaria com dias mais curtos e ruas menos movimentadas. 

A saúde emocional precisa estar em ordem para um intercâmbio realmente proveitoso. Afinal, você estará sem familiares ou amigos próximos, distante geograficamente e em local onde não falará sua primeira língua. 

Já no verão ou mesmo na primavera, as cidades canadenses oferecem mais opções de lazer e entretenimento em espaços públicos, o que pode ser uma boa pedida para quem precisa evitar o homesick.

Também é importante colocar na balança o que você vai levar na mala: o inverno abaixo de zero exige várias camadas de roupas, vestimentas específicas e casacos pesados — itens não tão facilmente encontrados no guarda-roupa dos brasileiros. Talvez você economize por um lado, mas tenha gastos maiores em outros. Coloque tudo na ponta do lápis!

O que levar em consideração ao escolher um curso no Canadá?

Agora que você já sabe por que é importante considerar o clima e a província de destino durante um intercâmbio, também é importante pesquisar sobre a reputação da instituição de ensino e tirar todas as dúvidas sobre o curso escolhido.

Para não errar nessa hora, vale contar com o apoio de uma empresa de intercâmbio brasileira. Além de conhecer os processos burocráticos envolvidos, essas companhias podem oferecer todo o suporte necessário aos intercambistas — e o que é melhor: em português! 

Ter informações sobre o país de destino é fundamental para um intercâmbio de sucesso. Só assim você se livra do “senso comum” criado sobre determinadas localidades e pode tomar uma decisão mais acertada, com base nas suas preferências e objetivos.

Assim como saber realmente como é o clima no Canadá, se inteirar sobre os mais variados aspectos do país e de sua população é importante para fazer a escolha mais acertada na hora de realizar o sonho de um intercâmbio.  

Para receber ainda mais conteúdo sobre o Canadá e sobre as melhores práticas para estudar no exterior sem estresses, basta assinar a nossa newsletter agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário