Afinal, como aprender a falar espanhol de uma vez por todas?

4 minutos para ler

Atualmente, dominar uma segunda língua é algo que faz toda a diferença no mercado de trabalho. Como o Brasil está cercado por países que falam espanhol, é comum que muitas empresas iniciem seu processo de expansão internacional pelos nossos “vizinhos”. Nesses casos, o espanhol se mostra muito mais útil do que o inglês, que costuma ser a primeira opção de muitos brasileiros.

Se você quer dicas de como aprender a falar espanhol, este texto é para você! Nele, apresentamos três dicas muito úteis — algumas das quais você já pode colocar em prática agora mesmo! Continue com a gente e confira!

Usar a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, é possível contar com a tecnologia no aprendizado de um idioma. Uma das formas de fazer isso é por meio de aplicativos de linguagem. A maioria dos aplicativos oferece diferentes línguas, e você seleciona o par que deseja estudar (português-espanhol, por exemplo).

Práticos e geralmente gratuitos, existem muitos modelos disponíveis tanto para usuários de iOS como de Android. Eles costumam contar com extensos exercícios e praticam diferentes habilidades (como gramaticais, de leitura e de pronúncia). Alguns exemplos são:

  • Linguee;
  • Babbel;
  • Memrise;
  • Wlingua Espanhol.

Outra possibilidade de trazer a tecnologia ao seu aprendizado de espanhol é alterando as configurações de suas redes sociais e dispositivos (como celular, notebook e Smart TV) para o idioma. Essa é uma forma de ampliar o seu vocabulário, uma vez que você passa a conhecer termos e expressões que já fazem parte do seu cotidiano também na nova língua.

Consumir conteúdo em espanhol

Netflix, Facebook, Instagram, YouTube: estamos o tempo todo consumindo conteúdo — muitas vezes sem nem nos darmos conta. Por que não incluir o espanhol nessa realidade? Pesquise por séries e filmes produzidos em países nativos da língua (como Espanha, Argentina, Chile e muitos outros). A própria Netflix conta com uma extensa seleção, como:

  • Chicas del Cable;
  • La Casa de Papel;
  • Merlí;
  • Narcos.

Conteúdos audiovisuais são interessantes no aprendizado de um novo idioma por treinarem, ao mesmo tempo, habilidades de escuta e leitura (para quem usa legendas). Mas você não precisa se limitar a eles. Por que não ler o seu livro favorito da infância em espanhol? Ou que tal procurar por um podcast de notícias mexicano? Use a criatividade!

Fazer um intercâmbio

A tecnologia ajuda — e muito! — o rápido acesso à informação e conteúdos produzidos em diferentes partes do mundo, inclusive em países que têm o espanhol como idioma nativo. Porém, se você deseja uma experiência mais imersiva, fazer um intercâmbio pode ser a melhor forma de aprender a falar espanhol.

Esse tipo de vivência traz um aprendizado muito particular, uma vez que você passa a realizar todas as suas atividades em espanhol — desde tomar um ônibus a pedir um pão na padaria! O idioma fica mais presente e, depois de um tempo, a fluência vem com alguma naturalidade.

Existem intercâmbios com as mais variadas durações, assim como eles podem variar em termos de propósito. Algumas das possibilidades são:

  • para aperfeiçoar o idioma;
  • para estudar cursos específicos (da sua profissão, por exemplo);
  • para trabalhar.

Agora que você já sabe como aprender a falar espanhol por conta própria, por que não começar a considerar um intercâmbio? Além de conhecer a fundo sobre as modalidades de intercâmbio existentes, não esqueça de conhecer suas possibilidades de destino. Afinal, são muitos os países falantes do espanhol, cada um com suas peculiaridades, sotaques e vocabulários.

Quer conhecer mais sobre os países que têm o espanhol como língua nativa? Então continue com a gente e confira 7 países incríveis que têm o idioma como primeira língua!

Posts relacionados

Deixe um comentário