Como fazer um intercâmbio? Confira nossas dicas e comece a planejar!

7 minutos para ler

Você sabia que Canadá, EUA, Reino Unido, Austrália e Irlanda integram o top 5 dos destinos escolhidos por quem decide estudar fora? Se você tem interesse em se desenvolver pessoal e profissionalmente e gostaria de passar uma temporada nestes e em outros países, precisa saber com detalhes como fazer um intercâmbio.

Neste post, esclareceremos algumas das principais dúvidas de quem tem vontade de viver a experiência, mas não sabe muito bem por onde começar. Vamos lá?

Por que fazer um intercâmbio?

Antes de começarmos a esclarecer as dúvidas sobre como fazer intercâmbio, temos algumas razões para te convencer de vez a embarcar nessa aventura.

A primeira delas é a possibilidade de se aperfeiçoar em outra língua realizando cursos de idiomas. O benefício do estudo ganha, ainda, um upgrade com o intercâmbio, na medida que, convivendo com nativos e vivenciando sua rotina, a assimilação por parte do aluno se torna mais efetiva e natural.

Outra vantagem de fazer um intercâmbio é a vivência de uma nova cultura. Estar diariamente em um local com hábitos e costumes diferentes daqueles que estamos acostumados nos enriquece muito enquanto pessoas.

Por falar nisso, o intercâmbio é, também, uma oportunidade de desenvolver características pessoais extremamente importantes, como a independência, o senso de responsabilidade, a humildade, a organização e a valorização do outro.

Como fazer um intercâmbio? Dúvidas comuns

Ciente de alguns dos benefícios de se tornar um intercambista, chegou a hora de entender, de fato, como fazer um intercâmbio.

Escolhemos 8 dúvidas comuns de marinheiros de primeira viagem e vamos respondê-las a seguir.

1. Quem procurar para fazer o intercâmbio?

Para fazer um intercâmbio com tranquilidade e segurança, é importante conhecer com detalhes as questões envolvidas na experiência.

Por isso, ao decidir embarcar para outro país, você deve procurar uma agência especializada em programas de intercâmbio, que seja capaz de fornecer todos os dados relevantes para que você tome a decisão; desde a escolha das melhores escolas e acomodações até questões burocráticas de cada destino (como dicas sobre seguro saúde, bagagem extraviada etc.)

2. Como decidir o destino da viagem?

Para decidir o destino da viagem, a melhor recomendação é: pesquisar!

Descubra tudo sobre os lugares considerados: burocracia para entrar e permanecer no país, clima, qualidade de vida, mercado de trabalho, poder de compra, câmbio, bairros mais seguros e opções de lazer.

Considere também o tipo de intercâmbio disponível para cada localidade: intercâmbio em família, Work and Travel, estudo e estágio, entre outros.

3. O que é preciso saber com antecedência?

Os resultados da pesquisa feita no item acima devem responder, também, a esta pergunta. Antes de embarcar em uma experiência de intercâmbio, é preciso conhecer tudo sobre o país de destino.

Além disso, é importante se preparar psicologicamente para a experiência. Morar no exterior, ainda que por um período pré-determinado, pode significar sair completamente da zona de conforto, viver situações jamais imaginadas e ter que tomar grandes decisões sem o apoio de quem geralmente fornece tal suporte, como os amigos próximos e a família.

4. Qual a documentação necessária para fazer um intercâmbio?

A documentação necessária para vivenciar uma experiência como fazer intercâmbio pode variar de acordo com o destino e o programa escolhido.

De forma geral, podemos afirmar que, para viajar do Brasil para qualquer país, é essencial portar um documento de identificação (passaporte ou RG, no caso de alguns países da América do Sul) e um seguro viagem.

Quando o passeio é, também, um intercâmbio, podemos adicionar à lista de necessidades, o visto para estudo ou trabalho.

5. Como escolher o tipo de hospedagem?

Alguns programas de intercâmbio oferecem, como parte do pacote contratado, a hospedagem. Em geral, os estudantes ficam acomodados em casas de família ou residências estudantis, sendo a primeira modalidade mais indicada para estudantes mais jovens, como os candidatos ao High School, e a segunda, para intercambistas adultos.

6. Quais os principais tipos de intercâmbio?

Existem inúmeras possibilidades para quem busca entender como fazer intercâmbio. Algumas das principais são:

7. Como levar dinheiro para a experiência?

A melhor forma de levar dinheiro para o intercâmbio é utilizando o Travel Money. Trata-se de um cartão recarregável que oferece praticidade e segurança no uso, além do controle total do orçamento.

Com o Travel Money, o estudante não está sujeito aos riscos da oscilação cambial e pode realizar saques e compras no débito em mais de 200 países.

8. Como escolher a melhor agência de viagem?

A melhor agência de viagem precisa ser mais que apenas mais uma. Em um momento tão importante quanto o intercâmbio, é preciso optar por uma empresa sólida e capaz de fornecer suporte em diversos aspectos, dos burocráticos aos pessoais.

Para escolher a melhor empresa para conduzir e mediar o processo de intercâmbio, recomendamos pesquisar opções nas redes sociais, ouvir relatos de clientes e entender a fundo o modelo de serviço prestado.

A Beth Coutinho Intercâmbio, por exemplo, oferece tudo o que é necessário para trazer comodidade e tranquilidade ao processo de organização da viagem: acomodação, traslado, passagem aérea, moeda estrangeira (ou Travel Money) e o seguro de viagem internacional.

Por onde começar?

Agora que você já tem em mente como fazer um intercâmbio seguindo as orientações acima, é hora de colocar a mão na massa! Mas afinal, por onde começar? Continue lendo e descubra!

Reflita sobre seus objetivos

O primeiro passo para começar a planejar um intercâmbio é refletir sobre os objetivos buscados. Entender o que é mais importante para você (experiência cultural, especialização profissional, oportunidade de viver fora do país, chance de se encaixar no mercado de trabalho e permanecer no lugar escolhido, e por aí vai) é determinante para ditar as escolhas que virão pela frente.

Comece a economizar

O segundo passo é construir um planejamento financeiro e começar a economizar dinheiro para viajar!

Mesmo que conte com o auxílio de pais ou familiares, é fundamental que o intercambista se organize financeiramente para levar consigo uma reserva. Além de ser um suporte para eventuais imprevistos, o montante ajudará a realizar sonhos, como conhecer um lugar, ou, fazer passeios e pequenas viagens durante o período de estudo ou trabalho.

Conte com a ajuda de quem entende do assunto

Para tornar o processo de planejamento do intercâmbio mais fluido e enriquecedor, conte com a ajuda de empresas tradicionais no segmento, capazes de fornecer todo tipo de suporte e informação buscada.

Viu só como fazer um intercâmbio pode ser uma experiência transformadora para você? Estamos certos que, após ler o artigo, o processo deixou de parecer tão complicado, certo?

Que tal aproveitar o fim desta leitura para compartilhar nosso artigo em suas redes sociais? Assim, você ajuda mais interessados a descobrirem como fazer um intercâmbio!

Posts relacionados

Deixe um comentário