Como se vestir para o frio – Técnica das três camadas

2 minutos para ler

Sabemos que uma das maiores dúvidas que surgem quando alguém vai fazer intercâmbio, principalmente no hemisfério norte, é a seguinte: como me vestir para o frio e encarar as baixas temperaturas do inverno sem sofrimento?

A primeira coisa que gostamos de lembrar para tranquilizar nossos estudante é que diferente do Brasil, a grande maioria dos estabelecimentos e residências possuem sistema de calefação ou aquecimento.

No entanto, para transitar ao ar livre é preciso saber combinar peças distintas para que o corpo se mantenha aquecido, mas também possa transpirar, por isso, gostaríamos de apresentar a técnica das três camadas.

Mas como funciona?

Primeira camada

A primeira camada deve ser composta de uma blusa fina que irá eliminar o suor do seu corpo e te manter seco. É o que chamamos de segunda pele, que nada mais é do que uma blusa fina apertada e de preferência de tecido micro texturizado que você encontra facilmente em lojas de artigos esportivos.

Segunda camada

A segunda camada é a que vai aquecer o seu corpo e mantê-lo com isolamento térmico. Recomendamos que você use tecido de lã ou fleece, que é recomendado para atividades externas. Caso esteja muito frio, você pode usar mais de uma.

Terceira camada

A terceira camada normalmente é composta por corta-vento ou casacos impermeáveis e servem para proteger o corpo da umidade da neve ou chuva e bloquear o ar frio. Normalmente você não vai precisar de mais de uma peça como essa, pois ela costuma ser bastante espessa e volumosa.

Calça

Use uma calça térmica ou meia-calça fio 70 para a primeira camada. Para segunda, você pode usar até mesmo uma calça jeans.

Apenas será necessário usar uma terceira camada como uma calça corta-vento em situações de clima mais extremo.

Cabeça, mãos e pés

Proteja bem suas mãos e pés, pois são as partes do corpo onde mais se perde calor. Use luvas e mais especiais ou combine mais de um par para garantir a sua proteção

Para proteger a cabeça use um cachecol ou echarpe para a nuca e touca para proteger o topo da cabeça e as orelhas.

Posts relacionados

Deixe um comentário