Saiba mais sobre o intercâmbio High School nos Estados Unidos!

6 minutos para ler

O sonho de muitos jovens e adolescentes brasileiros é fazer um programa de high school nos Estados Unidos. Estudar parte do ensino médio fora do Brasil é uma possibilidade de agregar ainda mais conhecimento aos alunos.

Nem todos se dedicam a essa possibilidade real de estudos, justamente por não conhecerem como funciona o processo e a aplicação para conseguir uma vaga nos colégios americanos.

Para ajudar você com as dúvidas sobre o high school nos Estados Unidos e as possibilidades de continuar os estudos na terra do Tio Sam, leia este post até o fim!

Estudar o ensino médio nos EUA

Existem pelos menos 3 diferentes programas de high school nos Estados Unidos que recebem estudantes de todas as partes do mundo para cursar o que, no Brasil, equivale ao ensino médio.

Escola pública

Esse é o conhecido J1, tipo de visto admitido para esse programa, que é realizado em uma escola pública. O aluno participa do processo de seleção e não tem autonomia para escolher em qual dos 50 estados nem em que cidade vai estudar.

O estudante é admitido em distribuição aleatória para uma das vagas disponíveis e fica acomodado na casa de uma das famílias participantes do programa. Essa é a opção mais barata para quem está buscando redução de custos para fazer um high school.

Escola privada

Na escola privada, existe maior flexibilidade. O estudante se depara com duas possibilidades para essa modalidade: na primeira, o aluno escolhe a escola particular e a moradia em casa de família; uma segunda opção é estudar e morar nas dependências da escola escolhida. No entanto, para ser admitido nessa opção, é preciso ter maior proficiência no idioma.

Do ensino médio à graduação

Muitos alunos optam por fazer um período de high school em escola americana para se familiarizar com o modelo de ensino do país. Outro ponto a favor da decisão é melhorar a fluência no idioma e garantir um nível elevado de conhecimento da língua, da cultura e da vida nos Estados Unidos para depois tentar uma vaga na universidade.

As universidades veem como um diferencial na preparação do aluno ter uma passagem pelo sistema de ensino do país. Por outro lado, nada melhor do que estar lá para ter um bom rendimento escolar e batalhar por uma bolsa de estudos para custear o período da universidade.

Portanto, para aquele jovem que tem vontade de fazer uma graduação em alguma das universidades americanas, o mais indicado é já partir para fazer um ano do ensino médio no high school americano e iniciar o quanto antes a preparação para a universidade.

Principais dúvidas sobre o high school

Para quem está buscando informações sobre o high school americano, separamos os pontos mais importantes para ajudar a entender quem pode fazer e qual o processo. Acompanhe!

Como funciona

O aluno brasileiro que vai fazer high school nos EUA precisa cumprir algumas disciplinas básicas que depois serão validadas no Brasil (Física, Biologia, Matemática, Educação Física e idioma).

No entanto, como a grade americana é mais ampla, o aluno poderá cursar disciplinas nas áreas artísticas, sociais e científicas. Algumas escolas mantêm no currículo secundário matérias como Astronomia e Antropologia, por exemplo.

O aluno tem a flexibilidade para escolher quais são as matérias extras que irá cursar, podendo criar uma grade horária de acordo com sua afinidade e interesse.

Tempo de duração

A indicação é de que o aluno curse ao menos um semestre ou um ano letivo, para que os créditos cumpridos no exterior possam ser validados no retorno ao Brasil. É importante lembrar que o ano letivo americano começa em setembro e termina em junho, com as férias de inverno entre dezembro e janeiro.

Para quem não pode passar o semestre inteiro fora do Brasil, é possível fazer um programa de dois meses no período das férias escolares aqui, porém esse período não pode ser validado ao regressar ao País.

Como fazer a aplicação

As agências especializadas em intercâmbio são a via mais fácil para fazer a matrícula de um aluno em escola americana. É possível buscar uma escola e fazer todo o processo sozinho, mas pode ser mais demorado e burocrático.

No entanto, esquecendo a burocracia, o papel fundamental da agência é a preparação do aluno para as diferenças culturais entre os países, que podem até atrapalhar a experiência do estudante.

A empresa também pode dar suporte ao aluno na tradução da documentação e na orientação sobre a realização da prova de proficiência do idioma.

Pré-requisitos

Por ser equivalente ao ensino médio no Brasil, somente alunos que estejam matriculados nesse nível podem fazer parte de um programa high school nos Estados Unidos. Adolescentes e jovens com idades entre 14 e 19 anos estão aptos para cursar o nível correspondente em escola americana.

Algumas escolas exigem que o aluno tenha uma nota mínima para conseguir uma vaga e a comprovação de nível de fluência intermediário da língua. No entanto, esses pré-requisitos variam de acordo com a instituição em que o aluno está buscando uma vaga.

Burocracia

Para solicitar o formulário I-20, é preciso que o aluno seja aceito na escola, uma vez que o visto que será emitido estará vinculado à instituição de ensino.

São duas as possibilidades de visto para estudante:

  • F-1, para estudantes de idioma ou intercâmbio pago;
  • J-1, o visto para intercâmbio subsidiado pelo governo americano.

O programa no qual o aluno é aceito determinará o tipo de visto a ser solicitado.

Benefícios do high school nos EUA

Estudar nas escolas americanas é uma das experiências mais interessantes para um aluno devido à diversidade cultural encontrada ali, além de um modelo de ensino completamente diferente do Brasil. Ter acesso a um dos melhores sistemas educacionais do mundo é uma oportunidade ímpar na vida do estudante.

Mas não é só o ensino que faz a diferença: jovens e adolescentes que têm a possibilidade de cursar o ensino médio em uma escola americana voltam ao Brasil mais amadurecidos e com uma visão mais ampla da realidade social e das diferenças culturais entre os países.

Fazer o high school em escola americana é um aprendizado para além da escola, que o estudante leva para a vida toda, pois as instituições americanas dão muito valor ao esporte, à cultura e à música, além das disciplinas básicas. Não resta nenhuma dúvida de que vale a pena investir em um período de estudos no exterior.

Tirou todas as suas dúvidas sobre fazer um high school nos Estados Unidos? Então aproveite a visita e entre em contato conosco para saber mais informações!

Posts relacionados

Deixe um comentário