Saiba como funciona o intercâmbio em família

6 minutos para ler

Já pensou em viajar, estudar um novo idioma e vivenciar a rotina em um país do exterior sem precisar se distanciar dos seus entes queridos? Com um intercâmbio em família isso é possível e esse programa pode ser mais vantajoso do que você imagina!

Ficou curioso e quer saber mais? Neste post explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, mostrando quais são as vantagens do intercâmbio em família, os principais destinos que aceitam esse programa, os tipos de cursos oferecidos e muito mais. Continue com a gente, confira e inspire-se!

Por que vale a pena fazer um intercâmbio em família?

O intercâmbio em família é a opção perfeita em diversas ocasiões. Seja para passar um tempo de qualidade com os seus familiares mais próximos, passear com os seus filhos enquanto faz um curso de idiomas ou, até mesmo, para os menores de idade que desejam fazer um intercâmbio sozinhos no futuro, mas querem ver na prática como funciona essa experiência.

Se você nunca pensou em fazer um intercâmbio com seus familiares saiba que essa é uma oportunidade única de viver experiências novas ― que serão levadas pelo resto da vida ― e crescer acompanhado daqueles que ama. Além de aprender ou melhorar a sua fluência em um novo idioma, vocês poderão estreitar ainda mais os laços como uma família.

Na maioria das vezes, os membros da família não estudam juntos durante o intercâmbio. O que oferece uma possibilidade maior de fazer novos amigos, conquistar certa independência e se inserir na cultura local. Após o horário das aulas a família fica livre para participar de atividades extracurriculares ou, simplesmente, passearem juntos.

Qual tipo de curso os filhos e os pais podem fazer?

O intercâmbio em família é bem parecido com o convencional, quando o jovem viaja sozinho. Além dos já conhecidos cursos de idioma, é possível estudar outras modalidades de acordo com seus interesses, disponibilidade e com a oferta das escolas na região. É possível, por exemplo, que as crianças aprendam a língua local enquanto os pais estudam sobre negócios.

Caso todos optem pelo mesmo tipo de curso, ainda é possível que pais e filhos fiquem em turmas separadas. Isso porque as escolas dividem os alunos de acordo com a idade e nível de conhecimento anterior sobre o assunto. Uma boa dica é consultar a sua agência de intercâmbio sobre quais são as opções disponíveis e escolher a que mais combina com vocês.

Quais os países que recebem família para intercâmbio?

Embora ainda seja uma novidade no mercado de intercâmbios, os programas em família estão cada vez mais comuns entre os viajantes, o que tem aberto uma boa oferta de destinos ao longo dos anos.

Atualmente, existem programas de intercâmbio em família ao redor do mundo inteiro. Mas alguns destinos costumam ser mais populares entre as famílias brasileiras. São eles: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e França.

A escolha da melhor opção para a sua família dependerá dos objetivos da sua viagem, preferências pessoais, disponibilidade da agência de viagem escolhida e, até mesmo, dos custos de cada programa. Afinal, alguns destinos são mais vantajosos financeiramente do que outros.

Qual é a melhor hospedagem?

Quando falamos em hospedagem, existem algumas opções disponíveis para as famílias de intercambistas. E a sua escolha deve considerar a duração da viagem, a quantidade de pessoas que embarcará e o nível de privacidade que vocês desejam ter durante o programa.

Já pensou em morar em uma residência estudantil, como nos filmes? Essa possibilidade é indicada para pais de espírito jovem, que não se preocuparão com a rotina mais agitada desse tipo de hospedagem. Outra opção bem bacana para imergir na cultura local são as casas de família. Mas lembre-se que, nesse caso, será preciso se adaptar a todas as “regras” dos moradores.

Se você está em um grupo grande, e que valoriza a privacidade, uma boa opção é alugar um imóvel só para a sua família. Assim, vocês sentirão na prática como é o cotidiano de uma família local. Se não quiserem se preocupar com alimentação e cuidados com a casa, outra possibilidade é consultar os hotéis que aceitam intercambistas por um período maior de viagem.

Algumas acomodações oferecem facilidades na sua viagem, como refeições inclusas, e o valor da hospedagem pode variar de acordo com o lugar escolhido e o tempo toda da sua viagem. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa antes de fechar o pacote.

Como funciona o visto de família?

O processo de solicitação de visto pode ser bem diferente de acordo com o país de destino do seu intercâmbio. Enquanto em algumas regiões é possível incluir dependentes em um único pedido, em outros locais esse pedido precisa ser feito de forma individual, com cada membro da família aplicando um visto separadamente.

Além disso, existem destinos que não exigem visto para os intercambistas, mas é preciso cumprir algumas regras de entrada, como comprovação de renda e de vínculos no Brasil, como empregos fixos, casa própria, etc. Por isso, a dica é conferir as exigências específicas do seu destino.

Como se preparar para o intercâmbio?

O primeiro passo necessário para quem quer fazer um intercâmbio em família é procurar uma agência especializada no assunto. É lá que você receberá todas as dicas e informações preciosas para começar a organizar a sua viagem.

Esse tipo de viagem em grupo exige muito planejamento. Afinal, são muitos detalhes e documentações específicas que não podem ser esquecidas. Por isso vale a pena contar com a orientação de quem entende do assunto em todas as etapas, da contratação do serviço ao embarque.

Pesquise bastante sobre o destino escolhido, fique atento aos prazos de envio de documentação e lembre-se de envolver toda a sua família no planejamento da viagem. Assim a experiência fica muito mais divertida!

Incrível, não é mesmo? Como podemos perceber, o intercâmbio em família é uma experiência realmente enriquecedora e pode ser a oportunidade que você estava procurando para viver dias de muito aprendizado no exterior.

Ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio em família? Entre em contato com a gente e converse com uma equipe especializada em intercâmbio, que está pronta para planejar momentos inesquecíveis com a sua família!

Posts relacionados

Deixe um comentário