Guia completo de intercâmbio na Austrália e Nova Zelândia

13 minutos para ler

Você está procurando informações sobre intercâmbio na Austrália e Nova Zelândia? Chegou ao post certo! Preparamos um guia completo para que você possa encontrar tudo que procura sobre esses dois interessantes destinos para quem deseja passar uma temporada de estudo e trabalho fora do Brasil.

Saiba todos os detalhes sobre esses países tão interessantes e que merecem a sua atenção na hora da escolha. Ambos estão entre os destinos mais procurados por aqueles intercambistas que buscam diversidade cultural e contato com a natureza. Conheça os detalhes e as particularidades de cada um deles e aproveite essa experiência incrível.

Austrália

Austrália é considerada um dos melhores países para se viver no mundo, não só pelas belas praias e paisagens, mas pela qualidade de vida. Os índices de expectativa de vida, o desempenho educacional e os ganhos financeiros são excelentes no país.

No setor educacional, entre as 100 melhores universidades do mundo, 8 delas são australianas! O sistema de educação está entre os mais avançados, superando até o tradicional ensino japonês.

Para quem deseja viver em um país cercado por praias, mas com opções de trabalho e estudo, em meio a uma forte economia, a Austrália é a escolha certa! Não esqueça, esse também é considerado um dos países mais felizes do mundo, segundo dados do Índice de Prosperidade Legatum, divulgados em 2017.

Tamanho e população

Na perspectiva territorial, a Austrália é o sexto maior país do mundo, no entanto, está entre os menos povoados do globo. A maioria da população está distribuída na região litorânea, mantendo o centro do país cercado por savana tropical.

As belezas naturais são um dos mais importantes marcos do país que conta com uma população de mais de 24 milhões de pessoas, sendo que mais de 26% dos moradores do país são estrangeiros, em sua maioria asiáticos e europeus.

Principais cidades

São tantas as opões interessantes para quem quer viver na Austrália, que é preciso fazer um pequeno filtro para apostar nos 2 destinos mais buscados pelos intercambistas. Confira alguns detalhes!

Sydney

Sydney é uma das cidades mais encantadoras do país — um dos cartões postais mais conhecido por ser um dos portos mais belos do mundo. O coração da cidade é situado em meio a uma belíssima baía, onde vários esportes aquáticos são praticados diariamente.

Um cenário portuário adorável, que contrasta com a região mais antiga da cidade, conhecida como The Rocks. Esta é considerada um dos pontos históricos mais famoso do país, que mistura o estilo colonial com os ares de muita modernidade.

Melbourne

Um dos lugares incríveis na Austrália, Melbourne você não deve deixar de conhecer! É uma das cidades mais diversificadas do mundo, com a melhor qualidade de vida do país. A cada caminhada é possível perceber o contraste entre o antigo e novo, em meio a natureza, cercada por edificações.

Clima e fuso horário

O clima australiano é muito parecido com o brasileiro, com temperaturas mais altas na região norte e mais amenas no sul. Os pontos mais altos de algumas montanhas podem ser agraciados com flocos de neves no inverno, mas na maioria das cidades as temperaturas nunca ficam abaixo de zero graus.

É importante lembrar que o fuso horário australiano em relação ao Brasil é de 13 horas a mais, além do fato de que o país conta com 3 fuso horários diferentes, que variam entre as 8 e 14 horas à frente do Brasil e deve ser levado em consideração o horário de verão.

Estilo de vida e cultura

A vida do australiano é muito ligada ao mar e a natureza, mas por ser um país tão grande e diversificado, são várias as opções de lazer que podem ser encontradas. Das diversões em meio a natureza até os passeios em centros urbanos, absolutamente tudo pode ser vivido na maioria das cidades australianas.

Elas são bastante urbanizadas e com várias opções de bares, restaurantes, shoppings e atrações culturais mas, muito próximo, também existem os mais interessantes pontos turísticos ligados a natureza. São inúmeras as curiosidades da Austrália que você vai adorar!

Oportunidade de trabalho e estudo

Para quem busca uma experiência inigualável como a de estudar nas melhores universidades fora do Brasil, com certeza o lugar ideal é a Austrália. Lá é possível encontrar uma formação internacional tão sólida que pode alavancar a carreira profissional de qualquer estudante.

Os números falam por si: a Austrália recebe atualmente mais de 440 mil alunos internacionais nas cerca de mil universidades espalhadas pelo país, para se capacitarem nas mais variadas áreas científicas e tecnológicas.

Junto com a educação, precisamos falar do mercado de trabalho em terras australianas. Seu governo permite que os estrangeiros trabalhem no país desde que façam um curso de línguas com duração mínima de 14 semanas.

Mas, o mais interessante é que o mercado de trabalho está em alta e sofrendo um excelente aquecimento devido a economia forte do país e a estabilidade financeira das empresas.

A economia do turismo igualmente está sofrendo uma forte expansão nos últimos anos, facilitando a vida de quem está em busca de um emprego na área. As cidades mais fáceis para encontrar uma oportunidade são Sydney, Melbourne e Gold Coast.

Como fazer um intercâmbio na Austrália

Para participar de um programa de intercâmbio na Austrália, o primeiro passo é definir quais são as opções que mais se enquadram no seu perfil. Então, conheça quais são as possibilidades que você vai encontrar por lá!

High school

Para os adolescentes e jovens de 14 a 19 anos, é possível fazer um intercâmbio para cursar 1 ou 2 semestres do ensino médio naquele país. O programa de high school permite que o aluno curse as disciplinas básicas do currículo que se equivale ao lecionado no Brasil e, de forma optativa, algumas matérias extras que são do currículo educacional da Austrália.

Se você está pensando em fazer uma universidade fora do Brasil, fazer uma parte do high school na Austrália é uma forma de se preparar e se inserir no estilo de ensino do país.

Cursos de línguas

Existem muitas opções de cursos com duração de 14 semanas a 6 meses, que levam o aluno a adquirir a proficiência na língua. É possível também fazer cursos de curta duração, mas esses não oferecem a possibilidade de o aluno trabalhar durante o período das aulas.

É possível também fazer um curso preparatório para as provas de nivelamento do inglês como o IELTS e Cambridge. Esses certificados são muito importantes para ingressar nos cursos técnicos e ensino superior no país.

Vocational Educational Training (VET)

Para quem busca uma excelente oportunidade de melhorar o inglês e ainda fazer um curso técnico, os estudos VET são os mais populares, já que o aluno aprende e pratica uma novo ofício. Eles são uma ótima opção de qualificação profissional e no Brasil são equivalentes aos técnicos em diversas áreas.

Estágio remunerado

Para quem já está cursando uma universidade no Brasil, uma excelente opção é busca um estágio remunerado para conhecer o mercado de trabalho na Austrália. Essa opção está disponível para os estudantes da área de hotelaria e gastronomia. Nas outras áreas não está prevista a remuneração, mas é uma experiência muito interessante fazer um estágio na Austrália.

Nova Zelândia

Já a Nova Zelândia é um país insular, ou seja, é uma ilha principal com algumas pequenas ilhas ao seu redor que compõem o território.

Tamanho e população

A extensão territorial da Nova Zelândia não é grande, conta com pouco mais de 260 mil quilômetros quadrados. Na prática, em comparação da extensão territorial da Austrália, cabem quatro vezes o país neozelandês dentro do mesmo espaço.

Em relação aos dados populacionais, o país conta com pouco mais de 4 milhões de habitantes. Mas em um ponto Austrália e Nova Zelândia se assemelham, na quantidade de estrangeiros que vivem no país, que é da ordem de 23%.

Principais cidades

Por ser um país tão pequeno, metade da população se concentra nas principais cidades. Confira!

Auckland

É uma das cidades mais populosas da Nova Zelândia, com cerca de 1,3 milhão de habitantes. Por concentrar a maior parte da população do país, se tornou o centro financeiro e a mais procurada pelos intercambistas.

Trata do centro urbano com maior oferta de empregos do país e também possui uma vasta diversidade cultural, justamente porque acolhe a todos os povos.

Wellington

Wellington é a capital do país e do vento! É também uma das pequenas cidades considerada como a “mais legal” pelos visitantes, como você pode ver, Wellington é bastante peculiar. Cercada pelas paisagens naturais e pela modernidade das construções arquitetônicas, trata-se também de um importante polo cultural da Nova Zelândia.

Compacta e moderna, a capital é uma excelente região para quem busca diversas opções de estudo e trabalho.

Christchurch

É a terceira maior cidade e considerada um pedaço de Londres dentro da Nova Zelândia. Cercada por belezas naturais, o que chama a atenção dos visitantes, tem diversas opções de lazer que mesclam cultura e ótimas atrações nos parques. Além do mais, Christchurch também fica de frente para o mar!

Clima e fuso horário

Nova Zelândia um ótimo destino para quem busca um clima mais parecido com o brasileiro. Assim como a vizinha Austrália e o Brasil, também está localizada no hemisfério sul, por isso tem temperaturas mais agradáveis o ano todo.

Na região norte da ilha o clima é subtropical, já na região sul é temperado, tornando as temperaturas mais expressivas durante as estações do ano, diferentemente da Austrália. Por exemplo, é possível encontrar neve em terras neozelandesas mas somente em alguns pontos, já que as temperaturas não são tão baixas, na média não ficam abaixo dos 8 graus.

O fuso horário da Nova Zelândia está a frente do horário brasileiro, mas ainda sim um pouco menor do que o encontrado na Austrália. Em média a diferença de horário é de 12 horas em relação ao Brasil.

Estilo de vida e cultura

O estilo de vida neozelandês é mais calmo e menos intenso que o australiano mas está bem longe de ser monótono! Os cidadãos do país são adeptos de programas voltados para a natureza e bem-estar. A vida gira em torno das reservas florestais e a preservação do meio ambiente.

É possível encontrar na Nova Zelândia uma grande diversidade ambiental, com inúmeras atividades esportivas ao ar livre. As cidades oferecem diversos tipos de atrações multiculturais, gastronômicas e muitos festivais que unem os nativos da ilha com os estrangeiros.

A Nova Zelândia é um país multicultural, com influências do oriente e forte imigração vinda da Europa. A língua oficial no país é o inglês, mas sem abandonar as tradições milenares do Maori, língua nativa.

Oportunidades de trabalho e estudo

No quesito educação, a Nova Zelândia também está entre as melhores opções do mundo, já que o governo igualmente investe em um sistema educacional sólido e de qualidade. Grandes e renomadas universidades, de diferentes áreas de conhecimento, estão instaladas no país e recebem alunos do mundo inteiro.

No quesito mercado de trabalho, o governo está flexibilizando as políticas de abertura de mercado para que estrangeiros possam trabalhar no país com mais liberdade. Para quem está fazendo um curso de línguas com duração mínima de 6 meses é possível solicitar uma permissão de trabalho.

Para os estudantes de graduação e pós-graduação é permitido trabalhar durante todo o período do curso e, após a formatura, estender a permissão por até 1 ano para permanecer no mercado.

Como fazer um intercâmbio na Nova Zelândia

Para realizar um intercâmbio na Nova Zelândia o aluno pode optar pelo curso de línguas, por concorrer a uma vaga nas universidades do país, fazer um high school ou ainda fazer um curso técnico. Conheça as opções!

High School NZ

O ensino médio na Nova Zelândia também é uma excelente oportunidade de se integrar no sistema de ensino do país. É considerado a escola secundária, que segue do 9º ao 13º ano, que é a base para o sistema universitário da Nova Zelândia.

Estudantes a partir dos 14 anos podem se matricular na escola, apresentando um nível intermediário de fluência no idioma. Para os estudantes do país o high school vai até os 17 anos, mas alunos internacionais são aceitos com até 18 anos.

Curso de línguas

É possível fazer um curso de inglês geral, com ênfase no aprendizado e fluência da língua. Os cursos se iniciam semanalmente e o aluno é quem escolhe a duração do curso.

Curso técnico

Com um nível intermediário de inglês, o aluno pode concorrer a uma das vagas do chamado VET (Vocational Educational Training) que são os cursos técnicos das áreas de administração, computação, publicidade, entre outras. Esse tipo de estudo é mais voltado para o mercado profissional com sólido conhecimento prático.

Universidade

O intercambista pode fazer um curso universitário de graduação ou pós-graduação em uma das renomadas universidades locais, nas mais diversas áreas.

Como decidir entre as duas opções

A tomada de decisão é algo muito pessoal neste caso! Com tantos detalhes que tornam os países interessantes, uma dica para chegar a uma conclusão é buscar aquele lugar que você idealizou como legal para viver ou então aquele que oferece cursos que vão de encontro as suas necessidades.

O mais importante é ter a certeza de que está fazendo a escolha correta, a partir de tudo que vai encontrar em cada uma das regiões, e se preparar adequadamente para tornar a experiência do intercâmbio inesquecível.

Depois de ler este guia completo sobre Austrália e Nova Zelândia, a vontade que dá é embarcar o mais rápido possível para um dos destinos, não é mesmo? Então, desfrute de cada detalhe deste conteúdo sobre os dois países e tome a sua decisão o quanto antes!

Agora que você já sabe tudo sobre intercâmbio na Austrália e Nova Zelândia, aproveite a visita em nosso blog e baixe agora mesmo um e-book sobre as vantagens de ser bilíngue!

Posts relacionados

Deixe um comentário