Guia para fazer intercâmbio no Canadá

11 minutos para ler

Está pensando em fazer intercâmbio no Canadá? Na hora de decidir qual a cidade e o tipo de curso que fará, o melhor é realizar uma pesquisa completa sobre o país e as características das regiões para acertar na escolha.

Mas com tantos detalhes e informações diferentes sobre as cidades, modalidades de ensino e características estruturais, preparamos um guia completo sobre intercâmbio no Canadá. Confira!

Porque fazer intercâmbio no Canadá

O Canadá é um país que chama a atenção de muitos estudantes que estão buscando uma experiência no exterior. Além da qualidade do ensino reconhecida mundialmente, as cidades canadenses oferecem ampla infraestrutura e segurança para os moradores.

Além disto, os cidadãos que vivem no Canadá são muito receptivos e o governo oferece vários incentivos para os intercambistas que estão iniciando uma vida estudantil ou profissional no país.

A palavra de ordem, nesse que é o segundo maior país no mundo, é diversidade, a começar pela língua oficial. O inglês é o idioma falado em grande parte do território canadense, no entanto, na região de Quebec, o francês é a língua oficial, mas sem deixar também a fluência em inglês.

Qualidade de vida

O Canadá conta com três cidades que estão entre as melhores para viver e trabalhar no mundo: Montreal, Toronto e Vancouver. Além disso, o acesso à saúde e educação de qualidade também chama a atenção dos visitantes e moradores. Na questão segurança e limpeza, diversas cidades canadenses são exemplos para o mundo.

Lazer

Para quem gosta de diversão, multiculturalidade e passeios ao ar livre, o Canadá é um paraíso para os seus cidadãos e visitantes. É possível encontrar lindas paisagens em diferentes regiões do país, inclusive com lugares reconhecidos pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

Praias, parques, cachoeiras e muitos esportes são peculiares no Canadá, com características específicas em cada região.

Clima

No Canadá as quatro estações do ano são bem definidas e rígidas. O inverno é rigoroso na maior parte do país, com neve e muito frio em Quebec, por exemplo. Algumas regiões mais próximas do oceano pacífico contam com inverno mais brando e com verões que apresentam temperaturas um pouco mais altas.

Tipo de intercâmbio para o Canadá

Fazer um intercâmbio é uma experiência enriquecedora, não só no quesito de aprender uma nova língua, mas pelo conhecimento adquirido para a vida toda. No entanto, nem sempre é tão fácil passar meses fora de casa sem uma ajuda no orçamento mensal.

Por isso, para quem busca uma opção para complementar a renda e aumentar a experiência imersiva no país escolhido, existe a opção do intercâmbio Coop, que, na prática, é uma oportunidade de ter um trabalho nas horas livres após as suas aulas.

Para te ajudar a entender como funciona as opções de intercâmbio, preparamos esse material completo sobre as características de cada uma das opções disponíveis.

Estudo

Estudar no exterior é um sonho para muitos jovens e adultos brasileiros que buscam por especializações e oportunidades melhores de trabalho. Por isso, o melhor caminho é por meio de um intercâmbio.

É possível ir para o Canadá para estudar uma das línguas faladas no país, o inglês na maioria das regiões. Em Quebec, no oeste do país, o francês é a língua oficial já que a cidade foi colonizada pelos franceses.

Após o período do curso de idiomas, muitos estudantes optam por iniciar os estudos em colleges ou universidades, por isso é importante conhecer as diferentes opções disponíveis no Canadá.

Grupos

Os jovens a partir dos 13 anos podem optar por fazer um intercâmbio para menores no período das férias. Em janeiro, por exemplo, são quatro semanas de estudos e diversão no Canadá que tem como foco a experiência em grupo.

High school

Por que fazer high school no Canadá? O ensino canadense está entre os melhores do mundo e é uma excelente opção para quem está buscando uma oportunidade de fazer um bacharelado ou construir uma carreira no exterior.

O high school equivale ao ensino médio no Brasil, período em que os jovens se integram, estudam com cidadãos canadenses e se inserem na rotina da sociedade. Os intercambistas vivem em casa de família, mas são estimulados a viverem o maior tempo do possível do período da escola em contato com a vida local.

Para os estudantes que buscam o aprendizado high school, o intercâmbio tem duração de um ou dois semestres, para jovens e adolescentes menores de idade, dentro da faixa dos 16 a 19 anos.

Estudo e trabalho

O Canadá é um dos países que mais atrai os intercambistas que estão em busca de uma experiência dupla, como trabalhar e estudar. De pequenos empregos, com poucas horas semanais, até um estágio em uma empresa com uma carga horária mais alta são possíveis.

Co-Op

Uma opção que os intercambistas podem buscar é o programa Co-Op no Canadá. Na prática, esse é um curso vocacional que permite que o estudante faça um estágio experimental na área em que ele está realizando os seus estudos no país.

Seguindo as regras de estudo e trabalho do governo canadense, que faz fiscalização e controla com rigidez essas questões no país, o Co-Op segue em duas partes, sendo que primeiro existe o tempo acadêmico e na sequência o treinamento profissional prático.

É importante saber que para conseguir fazer um estágio remunerado no Canadá de programa Co-Op é preciso de um visto de permissão de trabalho de 20 horas semanais, mas que pode ser alterado para 40 horas por semana em período de férias.

Principais cidades para conhecer

Como o Canadá é um país extenso, são várias as opções de cidades que os estudantes buscam considerando o perfil e o tipo de curso desejado. Confira algumas das principais.

Vancouver

Vancouver é o destino mais procurado dos intercambistas no Canadá e, não é por menos, é uma cidade com mais de 600 mil habitantes, muito bem estruturada e com várias opções de lazer para os seus moradores e turistas.

É uma cidade grande, mas que promove aos cidadãos o intenso contato com áreas verdes. As condições de saúde, transporte, educação e infraestrutura são os pontos mais destacados não só por moradores como visitantes da região.

Para quem busca cidade multicultural e com excelentes opções gastronômicas, o roteiro de Vancouver pode ser a escolha certa! A locomoção em Vancouver e as viagens para outras regiões do país pode ser a aposta de passar momentos incríveis durante os seus estudos.

Montreal

Quer aprender inglês e francês? Montreal é uma cidade interessante que fica à 2 horas de Quebec. Os cursos da área gastronômica e do turismo são os mais procurados, além de serem reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade.

Mas prepare-se, Montreal tem um inverno bastante rigoroso, por isso foi construída uma cidade subterrânea para que as pessoas se protejam do frio e se locomovam em algumas áreas.

Montreal também está no roteiro acadêmico de excelência, é lá que está a melhor universidade do país, a McGill, que é respeitada e reconhecida mundialmente.

Kelowna

Está procurando por uma cidade com clima mais ameno e que está fora do circuito tradicional dos intercambistas? Kelowna é uma opção muito interessante na região de Britsh Columbia. Além da beleza, a infraestrutura chama a atenção dos visitantes da cidade.

Para quem quer aprender inglês e ainda aproveitar a vida ao ar livre com muita área verde, Kelowna oferece 250 diferentes parques, sendo que 5 deles contam com a instalação de pianos para que os visitantes se divirtam.

Toronto

Está em busca de uma cidade multicultural e que está acostumada a receber cidadãos do mundo? Toronto é a escolha certa! Mais da metade da população é composta por estrangeiros de diferentes partes do mundo.

Toronto é a cidade mais famosa do Canadá e foi escolhida como o sétimo melhor destino para viver, segundo um ranking realizado pela agência Economist Intelligence Unit (EIU). Tanta fama não torna a cidade caríssima, o custo de vida é mais baixo que cidades como Nova York e Londres, por exemplo, principalmente para os estudantes.

Quebec

Quer se tornar estudante trilíngue? Sim, você pode aprender duas línguas, sabendo que oficialmente o idioma de Quebec é o francês, mas o inglês é amplamente utilizado e os estudantes encontram cursos nas duas línguas.

A cidade de Quebec mantém os fortes traços da colonização francesa, sendo então uma excelente opção a custos mais acessíveis para os estudantes que querem imergir na cultura da França, mas fora da Europa.

Quebec também chama a atenção dos visitantes por ser uma referência da gastronomia de alto padrão e uma arquitetura peculiar. Outro ponto alto da cidade são as temperaturas baixas e a neve no inverno que deixam a região ainda mais exuberante.

Victoria

Para quem quer estudar em uma cidade grande, mas perto das montanhas e principalmente da faixa litorânea, Victoria é uma excelente opção. A capital da Britsh Columbia oferece aos seus moradores e visitantes, um inverno menos rigoroso e temperaturas mais agradáveis ao longo do ano.

A cerca de 1 hora de ferry boat de Vancouver, mas como uma arquitetura completamente diferenciada, Victoria não permitiu que o tempo levasse as características deixadas pelos seus colonizadores londrinos. Entre pubs e restaurantes, as opções de lazer incluem até cursos de mergulho em águas transparentes.

Ottawa

Aposto que você já se enganou algumas vezes sobre qual a capital do Canadá, não é mesmo? Pois bem, Ottawa é a quarta maior cidade do país, além de ser a capital. A cidade também é muito conhecida pela mão de obra altamente qualificada além de ser uma referência na área de tecnologia.

Outro ponto interessante de Ottawa é que ela é a quinta cidade mais limpa do mundo, segundo a revista Forbes. Para quem está buscando um lugar com custo de vida mais barato, Ottawa também se diferencia por oferecer transporte público gratuito para os seus moradores.

Como escolher intercâmbio no Canadá

Com todas as informações já reunidas até aqui, aposto que a vontade de iniciar o mais breve possível um intercâmbio no Canadá só aumentou, não é mesmo? Vamos às questões práticas então!

Após escolher a cidade e qual a modalidade de intercâmbio mais se adéqua ao seu perfil, é hora de pensar nas burocracias. O primeiro passo a ser dado é o visto, é preciso reunir a documentação necessária com relação à instituição de ensino a qual você estará ligado para fazer a solicitação.

No quesito seguro saúde, para visitantes, não é obrigatória a contratação de uma apólice, no entanto, os turistas não são contemplados pela cobertura de saúde do sistema público. No caso da estadia para estudos o seguro é obrigatório, as instituições têm o seguro como um requisito para a matrícula.

Uma dúvida que surge para os intercambistas é como funciona o câmbio de moedas. Os estudantes devem levar uma pequena quantidade de dinheiro em moeda local, mas é importante que o intercambista tenha um cartão para fazer transferências monetárias entre os países para cobrir os custos que ocorrem ao longo do período.

Com tantas opções disponíveis no Canadá e, principalmente, tantos benefícios de estudar no exterior, fazer um intercâmbio deve ser considerado entre os jovens.

As diferentes cidades canadenses têm características tão ímpares que pode ser uma grande dificuldade escolher qual o melhor destino para o seu intercâmbio. Mas pelo custo-benefício profissional e cultural, é importante não deixar essa oportunidade passar.

Bom, agora que você já conhece o nosso guia sobre intercâmbio no Canadá, que tal aproveitar a visita em nosso blog para ler o artigo “Vantagens em ser bilíngue” e entenda as vantagens de estudar fora do país.

Posts relacionados

Deixe um comentário