Intercâmbio nos Estados Unidos: confira guia completo!

12 minutos para ler

Você sabia que o Brasil é o nono país que mais envia estudantes para fazerem intercâmbio nos Estados Unidos? Os dados são do Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA e mostram que o sonho de viver uma experiência acadêmica e cultural no país norte-americano vem ganhando popularidade a cada ano.

Se você faz parte do grupo de interessados em conhecer o destino, está no lugar certo! Neste artigo completíssimo, falaremos sobre todos os detalhes sobre fazer intercâmbio nos Estados Unidos, desde características do país ao passo a passo para organizar a viagem! Aperte os cintos e boa leitura!

Por que escolher os Estados Unidos como destino de intercâmbio?

Que um intercâmbio nos Estados Unidos tem tudo para ser uma experiência única, todo mundo já sabe. Afinal, o país é tido como grande potência mundial por diversos aspectos, incluindo a evolução tecnológica e o excelente funcionamento do sistema de educação. Entretanto, há, ainda, mais alguns motivos que não podem deixar de ser considerados na hora de bater o martelo e fazer a escolha final. Veja quais são!

Ótimos parques nacionais para visitar

Seja para estudar ou trabalhar, um intercâmbio tem também outro componente de peso que não deve ser ignorado — a oportunidade de conhecer um novo destino turístico. Quando levamos esse fator em conta, o intercâmbio nos Estados Unidos já ganha alguns pontos.

Isso porque o país coleciona incríveis lugares para visitar, como os diversos Parques Nacionais espalhados pelo território. Árvores monumentais, como as Sequoias do Parque Nacional, paredões de granito, como os do Yosemite Park, e canyons inacreditáveis são apenas algumas das atrações que você só encontra lá.

Experiência cultural rica

Além de ser um país desenvolvido e repleto de oportunidades, um intercâmbio nos Estados Unidos também pode proporcionar uma das experiências mais valiosas que existem: a da troca cultural. Ao vivenciar a rotina de um povo com hábitos e costumes diferentes, abrimos nossa mente para enxergar além daquilo que esteve diante de nossos olhos a vida toda!

O aprendizado está por toda parte — do simples processo de colocar combustível no carro ao simbólico Dia de Ação de Graças. Tudo se torna experiência e memória para o resto da vida.

Possibilidade de melhorar o currículo

Uma das principais vantagens de ser bilíngue é poder incrementar o currículo com essa informação. A cada dia, em razão da globalização, grandes empresas passam a exigir o conhecimento de pelo menos um idioma além do nativo para contratar novos funcionários.

Além disso, experimentar um intercâmbio nos Estados Unidos pode ajudar a desenvolver as chamadas soft skills (ou habilidades comportamentais), conjunto de características muito valorizado pelos recrutadores. Algumas delas são:

  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • pensamento crítico;
  • boa gestão do tempo;
  • inteligência emocional;
  • resiliência;
  • comunicação eficaz.

Quais os tipos de intercâmbio para os Estados Unidos?

Agora que você já entendeu quais os principais benefícios de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, é hora de falarmos, efetivamente, sobre cada uma das opções disponíveis. Lembre-se de que escolher um programa que se adeque às suas características é um dos passos essenciais para garantir uma boa experiência de viagem.

High School

Se você já ouviu falar nessa modalidade de intercâmbio, certamente já se perguntou por que fazer High School, não é mesmo? O programa de High School proporciona aos adolescentes brasileiros a experiência de viver no exterior da mesma forma como vivem os jovens locais da sua idade.  

Nesse programa de intercâmbio, o jovem de 15 a 18 anos frequenta uma escola de ensino médio no país, vivendo com uma família local por um semestre ou um ano letivo. É uma oportunidade única para entender a fundo como vivem os norte-americanos, conhecendo seus costumes, aspectos culturais e absorvendo todo o aprendizado do High School!

Mini High School

Menos popular do que o High School, o Mini High School é uma oportunidade para quem não quer passar um semestre ou um ano inteiro fora ou que já completou a idade máxima para cursar o High School (18 anos). Assim, durante o período de intercâmbio, que precisa ter, no mínimo, quatro semanas, o estudante pode cursar diversas cadeiras, escolhendo sua grade curricular de acordo com seus maiores interesses.

Cursos de idiomas

Fazer um curso de idiomas em um país nativo na língua aprendida é uma oportunidade ímpar. Isso porque a experiência imersiva torna o aprendizado muito mais fluido e rápido, permitindo que o aluno tenha uma vivência de estudo e de prática ao mesmo tempo.

Pense em situações cotidianas, como pegar transportes públicos, frequentar lugares na cidade ou conhecer novas pessoas. Em um intercâmbio, todas elas serão, também, oportunidades para colocar em prática aquilo que foi aprendido em sala de aula. Na Beth Coutinho Intercâmbio, os cursos de idiomas têm idade mínima de 16 anos e duram a partir de uma semana.

Cursos 40+

Tem mais de 40 anos e vive se perguntando se ainda dá tempo de viver uma experiência de intercâmbio nos Estados Unidos? A resposta é SIM! Os cursos de idiomas 40+ são voltados para adultos que queiram aliar a oportunidade de aprender um idioma com a chance de vivenciar costumes, comportamento e história de novos lugares.

Nos cursos e nas vivências, o intercambista aprende sobre literatura, gastronomia, visita museus, faz compras e muito mais, sempre com a supervisão dos professores da escola, que oferecem suporte para a ambientação nos locais. Os cursos de idioma 40+ da Beth Coutinho intercâmbio duram, no mínimo, duas semanas, e oferecem aulas do nível básico ao avançado.

Cursos de idiomas + interesses

Já imaginou combinar, em um intercâmbio nos Estados Unidos, um curso de idioma e atividades extras do seu interesse? Pois isso é possível! Com o programa certo, você consegue aliar as aulas a atividades como gastronomia, dança, contato com a história e a arte do local e muito mais. Essa é uma excelente forma de dar um upgrade no curso e aproveitar ao máximo tudo o que o destino escolhido tem a oferecer.

Cursos de idiomas + áreas de atuação

Logo no início deste guia, falamos sobre a vantagem de viajar para o exterior para turbinar o currículo com novas habilidades, certo? Saiba que, com cursos de idioma voltados à área de atuação do estudante, o resultado pode ser ainda melhor.

Isso porque, nesses cursos, o vocabulário desenvolvido é focado em tópicos do segmento profissional em que o aluno atua. É uma forma de desenvolver habilidades para reuniões realizadas em outro idioma, bem como entrevistas de trabalho e até mesmo fazer networking com profissionais da área.

Cursos de idiomas para menores

Não pense que as opções de intercâmbio nos Estados Unidos são exclusivas para os maiores de 18 anos! Há, também, programas específicos para jovens com idades entre 7 e 17 anos.

Nesses casos, o período de férias pode ser transformado em uma chance de desenvolver conhecimentos em outro idioma e, de quebra, realizar diversas atividades de lazer, como viagens, esportes, excursões e muito mais.

Fazer amigos internacionais, conviver com diferentes culturas em um ambiente informal e alegre, ter contato com professores e profissionais qualificados e ter acesso a sistemas e tecnologias de ensino de ponta são apenas algumas das vantagens do programa.

Cursos para a família

Se você valoriza muito os momentos em família e tem vontade de viver experiências únicas ao lado quem ama, esse pode ser o seu programa. Com aulas de inglês básico a avançado para públicos a partir dos 4 anos de idade, o intercâmbio em família fornece estrutura de ensino e uma série de passeios e atividades em grupo para pais e filhos.

Cursos para professores

Todos sabemos que, no competitivo mercado de trabalho, destaca-se quem busca ir além do óbvio. Por isso, uma das opções de intercâmbio nos Estados Unidos é voltada justamente para professores de idiomas iniciantes ou experientes.

O foco do curso é no aprimoramento de habilidades, renovação de conhecimentos e ensino de novas técnicas e recursos para aplicar em sala. Uma oportunidade única para reciclar os conhecimentos antigos e também para adquirir novos.

Work and Travel

Se o objetivo for estudar e trabalhar no intercâmbio nos Estados Unidos, o Work and Travel pode ser a melhor opção. Criado pelo governo americano e voltado para jovens universitários de 18 a 28 anos, o programa possibilita que os estudantes trabalhem de forma remunerada durante seu período de férias escolar, e que viajem pelo país por até 30 dias após terminar o programa.

Ideal para quem deseja aprender na prática, o Work and Travel alia experiência no mercado de trabalho americano com muita vivência — e a chance de conhecer algumas das regiões mais bonitas do país americano, como os Parques Nacionais, Ski Resorts etc.

Como se planejar para o intercâmbio nos Estados Unidos?

Depois de ler sobre as principais vantagens de fazer intercâmbio nos Estados Unidos e os principais programas oferecidos, você já deve ter se convencido de que a experiência vale a pena, não é mesmo?

Então, que tal irmos para a parte prática? A seguir, falaremos sobre o que é essencial para se planejar para o intercâmbio nos Estados Unidos. Confira!

Documentação

É sempre importante frisar que, para entrar nos Estados Unidos, é exigida a apresentação do passaporte válido e do visto, mesmo que para turismo. Além dessa categoria de permissão para entrada, existem, ainda, duas outras bastante utilizadas.

Visto para estudo

  • J-1: é o tipo de visto mais comum para estudantes estrangeiros que optam por experiências de estudo, trabalho ou ambos;
  • F-1: esse visto é mais utilizado no caso de estudantes matriculados em cursos superiores em uma universidade dos Estados Unidos.
  • M-1: por último, o M-1 é direcionado a estudantes que já concluíram o ensino médio, mas estão em busca de habilitações em áreas específicas — os chamados cursos vocacionais.

Visto para trabalho

Existem algumas subdivisões de vistos para trabalho, que variam de acordo com o período e com as características do contrato.

Seguro Viagem e Saúde

Diferentemente de muitos países da Europa, os Estados Unidos não exigem a contratação de um seguro saúde para permitir a entrada no país. Entretanto, despesas médicas no destino podem ser bem elevadas e contar com um seguro torna o gasto um pouco mais suave.

Além disso, caso opte por um seguro viagem, além de ter assistência no caso de eventualidades médicas, você terá coberturas relacionadas a questões logísticas, como perda, danificação ou extravio de bagagem.

Hospedagem

Outro preparativo importante para o intercâmbio nos Estados Unidos é a escolha da hospedagem. Existem diferentes possibilidades para quem decide passar uma temporada no país e cabe ao intercambista escolher aquela que melhor se encaixe em seu perfil. As opções de hospedagem mais conhecidas são:

Organização financeira

A organização financeira é um dos aspectos mais importantes do planejamento de um intercâmbio, nos Estados Unidos ou em qualquer outro país. É essencial calcular de antemão os gastos mínimos necessários e estudar a viabilidade do investimento.

Encarar uma experiência de intercâmbio sem o devido preparo financeiro pode converter o sonho em uma enorme frustração. Por isso, estude diferentes formas de economizar dinheiro para viajar e só assuma o compromisso do intercâmbio quando as economias estiverem organizadas!

Bagagem inteligente

Pode parecer supérfluo, mas falar de bagagem como uma etapa de planejamento antes do intercâmbio é, na verdade, uma dica estratégica. Viver em um país com condições climáticas diferentes das nossas (como é o caso dos Estados Unidos) exige um processo de pesquisa, entendimento e investimento nos itens necessários.

Se você decide embarcar em uma experiência de Work and Travel, por exemplo, e vai trabalhar em uma estação de ski, pense nas camadas de roupas necessárias para combater o frio abaixo de zero, pois essa será a sua realidade! Além disso, vá elencando aos poucos tudo aquilo que deve ser lembrado na hora de fazer a mala.

Como escolher o melhor intercâmbio nos EUA?

Se até mesmo os preparativos do intercâmbio nos Estados Unidos já foram repassados, só está faltando decidir que programa escolher. A seguir, você confere três dicas básicas para identificar a oferta de intercâmbio que melhor se encaixe no seu perfil de viajante:

  • reflita sobre o objetivo da experiência e busque programas que possibilitem a realização dos seus sonhos;
  • faça uma balança com prós e contras de cada programa para definir qual deles se enquadra melhor em suas expectativas;
  • escolha uma agência de intercâmbio consolidada no mercado e preparada para fornecer suporte e consultoria no momento da escolha.

Viver uma experiência de intercâmbio nos Estados Unidos pode ser um dos momentos mais incríveis da sua vida — ou da vida de quem você ama. Por isso, pesquise, estude e organize cada detalhe com atenção.

Aproveite o fim desta leitura para conhecer o relato da mãe de um aluno de High School sobre sua experiência com a Beth Coutinho Intercâmbio!

Posts relacionados

Deixe um comentário