5 benefícios de fazer intercâmbio depois dos 40 anos

6 minutos para ler

Intercâmbio para adultos é uma realidade que está atraindo pessoas em busca de experiências profissionais e pessoais no exterior. Esse tipo de programa é uma oportunidade para alçar novos voos na carreira, além de permitir uma qualificação diferenciada.

Segundo uma pesquisa realizada pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), nos últimos anos aumentou o número de viajantes com idades entre 30 e 60 anos à procura de novas experiências educacionais, culturais e de idiomas.

Está pensando em encarar esse desafio? Confira 5 benefícios de fazer um intercâmbio depois dos 40 anos. Vamos lá!

1. Ter acesso a nova cultura

Independentemente do tipo de intercâmbio, esse é um dos pontos principais. Mas, claro, pessoas mais velhas tendem a aproveitar melhor as oportunidades, justamente por estarem mais maduras e entenderem melhor aquilo que estão vivendo.

Ficar imerso em uma cultura totalmente diferente, não só pela língua, mas pelos costumes e ideologias que variam de acordo com cada país, é uma lição de vida. Mais do que aproveitar os belos passeios, entender, pesquisar, conhecer e se relacionar com a experiência é a melhor forma de aproveitá-la com a maior intensidade possível.

2. Viver novas experiências

As experiências possíveis dentro de um programa de intercâmbio são infinitas e dependem do estudante. Conhecer lugares, aprender a cultura local, visitar cidades, estados e até países próximos também pode ser enriquecedor.

A culinária, por exemplo, é uma excelente forma de conhecer um país, sabendo o que a população come e como prepara os seus alimentos. A força gastronômica da nação pode demonstrar muito da personalidade de seus cidadãos.

É importante que você esteja aberto para o novo, para as experiências que você pode viver em cada lugar por onde passar, pelo período que for. Vale muito a pena investir em um intercâmbio não só quando já está maduro na carreira e estabilizado dentro da sua meta profissional e pessoal, mas também para quem já está aposentado.

Para muitos, encarar um intercâmbio é uma forma de sair da zona de conforto e se permitir viver experiências pessoais e profissionais que nem mesmo você tinha imaginado viver.

3. Ampliar o networking

Para quem já está consolidado na carreira, fazer um estágio no exterior é uma forma de ter um novo aprendizado sobre aquilo que você está habituado a fazer. É se colocar à prova e sair da condição profissional para se tornar um aprendiz de novas técnicas e formatos de trabalho que podem ser enriquecedores para a carreira dentro da empresa.

Ampliar a rede de contatos só é possível para quem está disponível para o mercado, disposto a encarar desafios e a trocar experiências. Se você tem esse perfil, o intercâmbio é uma forma de levar a outras culturas os pontos positivos do seu trabalho e absorver dos profissionais de outros países novos conhecimentos.

Não importa o nível hierárquico em que você se encontra: se está começando a trabalhar ou se é um diretor conceituado, o que você aprende fora do país faz você enxergar com outros olhos aquilo que você faria de melhor quando está dentro do Brasil.

4. Fazer amigos

Nem tudo na vida se resume ao trabalho, é preciso de um pouco de diversão e relacionamentos interpessoais. As viagens de intercâmbio nos permitem passear por novos lugares e novas culturas, além de conhecer pessoas. Fazer amigos em toda parte do mundo é uma forma de se conectar com as novidades a toda hora.

As pessoas vão se encontrando pelos programas de intercâmbio ao redor do mundo, seja lá qual idade elas tenham. A multiculturalidade é uma das coisas mais interessantes dentro desses programas. Conviver com pessoas tão diferentes, com hábitos e formas de pensar que você jamais imaginou acaba por mudar também sua forma de pensar.

Abrir os olhos e enxergar que o diferente pode ser tão normal quanto você acredita que seja o padrão é bem característico daquelas pessoas que passam pela experiência do intercâmbio. Quem está disposto a entrar nessa jornada consegue quebrar a barreira da língua e do espaço, e as dificuldades de relacionamento se tornam apenas mais um obstáculo que pode ser facilmente ultrapassado.

5. Aprender uma nova língua

Aprender ou aperfeiçoar um segundo idioma pode ser considerado um dos maiores benefícios da experiência de um intercâmbio. Fazer um curso de línguas no exterior é viver uma experiência completamente diferente daquela rotina diária.

A fluência em inglês ou espanhol, por exemplo, pode ser um diferencial no currículo e trazer novos horizontes profissionais que você não enxergaria antes de passar por um intercâmbio.

Vivendo por um período em outro país, é possível perceber que, para tornar seus sonhos realidade, basta determinação, comunicação e força de vontade. A maioria do mundo fala inglês, então, basicamente se você dominar esse idioma, poderá se colocar apto a disputar uma vaga ou vender sua imagem para outros países.

O curso de idiomas voltado para o publico maior de 40 anos tem uma estrutura diferenciada dos demais. Os estudantes são apresentados as curiosidades e um conteúdo que tenham relação com a sua faixa etária.

A programação social do curso de línguas é bastante variada, e compreende desde visitas guiadas em museus, pontos turísticos e referências culturais da cidade até os pubs frequentados pelos nativos, tudo isso com a presença do professor que conta um pouco mais sobre a história e os costumes locais da região e do país.

Não importa a idade para realizar o sonho de viajar, estudar e trabalhar pelo mundo. Depois dos 40 anos, você pode estar ainda em maior vantagem que os jovens, tem a maturidade necessária para aproveitar ao máximo essa experiência. Basta encarar os novos desafios e buscar a ajuda especializada para encontrar o programa ideal para seu perfil e que se adequa a seus objetivos.

Que tal, quer experimentar a experiência de intercâmbio para adultos? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos serviços!

Posts relacionados

Deixe um comentário