Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio para trabalho e estudo

6 minutos para ler

Fazer um intercâmbio trabalho e estudo agrega muito valor na carreira profissional e acadêmica do intercambista. Justamente por isto, passar uma temporada fora do país, adquirindo novas experiências e melhorando a fluência num segundo idioma, tem se tornado o objetivo de muitos brasileiros.

Vivenciar uma imersão em uma nova cultura e, principalmente, compartilhando de ambientes profissionais e educacionais totalmente diferentes ao que se está acostumado, cria um diferencial na vida e currículo de qualquer pessoa.

Quer saber mais sobre os programas de intercâmbio voltados para o trabalho e estudo? Chegou ao post certo! Confira tudo que você precisa saber para embarcar nesta experiência!

Como funcionam e quais os tipos de intercâmbio trabalho e estudo?

Os programas trabalho e estudo são voltados para estudantes que estão em busca de uma imersão na rotina do país escolhido e ainda estão em busca de uma experiência profissional.

Alguns países permitem que os estudantes de idiomas possam trabalhar em pequenos empregos que são possíveis a partir de contratos por hora. O intuito dessa forma de trabalho é promover para o intercambista uma experiência completa no país em que está vivendo.

Outras possibilidades são os estágios —remunerados ou não, em área técnica ou de especialidade que o aluno escolhe para estudar em países como o Canadá, por exemplo. Nesse caso o emprego ajuda nos custos da viagem e na formação o profissional para o mercado.

Quais as vantagens de fazer esse tipo de intercâmbio?

Se você quer passar uma temporada fora do Brasil, saiba que será uma experiência de vida inesquecível! Mas separamos alguns pontos importantes sobre as vantagens de investir em um intercâmbio que vão contribuir na sua análise. Confira!

Fluência em língua estrangeira

Em um mundo globalizado, investir na fluência de um segundo idioma está virando uma obrigatoriedade para os profissionais que querem expandir os seus horizontes. O intercâmbio acaba sendo uma excelente ferramenta para treinar a língua e desenvolver estas habilidades pela vivência diária e ininterrupta com o idioma.

Enriquecimento cultural

Conhecer novas culturas, entender o comportamento e as diferenças das sociedades é uma forma de ampliar seu universo cultural e sua capacidade de conhecer a si próprio. Para isso, nada melhor do que viver por um tempo num país, experimentando todos os pontos fortes e fracos dos vários aspectos culturais locais.

Experiência profissional

As regras e o ambiente laboral são diferenciados em cada país, tanto pela cultura quanto pelas leis estabelecidas. Portanto, é muito interessante trocar experiências com profissionais de outros países, podendo se submeter a diferentes rotinas e formatos de trabalho.

Ajuda financeira para se manter no exterior

Trabalhar durante os estudos em outro país é uma forma de reduzir os gastos semanais/mensais para se manter ao longo do intercâmbio. Você provavelmente não vai fazer o seu pé de meia, mas conseguirá viajar e custear muitas das suas necessidades durante o período do intercâmbio com seus ganhos em outra moeda.

Quais são os países mais promissores atualmente?

Para que conheça algumas opções interessantes de trabalho e estudo disponíveis nessa modalidade de intercâmbio, falaremos os 5 países mais procurados atualmente. Confira!

Canadá

O Canadá é uma boa opção para quem busca um intercâmbio com possibilidade de trabalhar durante o período do curso, mas é preciso estar regularmente matriculado em uma das opções vocacionais nas modalidades de cursos técnicos, como administração, marketing, turismo, entre outros.

Também é necessário ter um conhecimento intermediário do inglês, uma vez que o curso tem o foco no mercado de trabalho. O Co-Op é uma opção para os intercambistas que buscam aliar os conhecimentos teóricos com a prática. Nesse tipo de intercâmbio é possível solicitar o visto de trabalho junto com o de estudante, somente para os cursos com duração superior a 26 semanas.

Austrália

País onde os estudantes que fazem um curso com carga horário superior a 20 horas semanais e duração de no mínimo 14 semanas, conseguem solicitar visto de trabalho que permite uma jornada de 20 horas semanais durante o curso e 40 horas nas férias escolares.

Para estudantes universitários e recém-formados, uma excelente opção é o estágio remunerado nas áreas de turismo, gastronomia e hotelaria, voltado para os estudantes que possuem um bom nível de inglês.

Irlanda

Um dos destinos mais procurados pelos intercambistas que querem trabalhar durante o período da viagem é a Irlanda. Com a matrícula em um curso de 25 semanas, é possível trabalhar 20 horas semanais durante o período de aulas e 40 horas nas férias.

Para tirar o visto de estudo é preciso que o aluno comprove na chegada ao país que possuir 3 mil euros para se manter.

Nova Zelândia

Para quem quer trabalhar e estudar o idioma na Nova Zelândia é possível solicitar um visto desde que esteja matriculado para um curso superior a 14 semanas. O aluno fica apto a trabalhar por até 20 horas semanais durante o período letivo.

Apenas um detalhe, é preciso procurar uma escola da categoria 1 pelo New Zealand Qualifications Authority, que são os estabelecimentos reconhecidos pelo governo. Caso contrário, é preciso comprovar a proficiência intermediária para conseguir o visto de trabalho.

Quais as dificuldades e facilidades para se conseguir o visto?

Cada país tem uma regra para a obtenção do visto de trabalho no período em que o intercambista estará fazendo o curso. É importante ficar atento a duração e carga horária mínima para que você possa ter direito a trabalhar. 

Seguindo as regras do país, facilmente o visto poderá ser solicitado. Todos os países exemplificados aqui, exceto a Irlanda, é preciso que você solicite o visto ainda no Brasil.

Na hora de escolher o intercâmbio ideal para o seu perfil, leve em consideração não só o seu conhecimento prévio sobre o idioma, mas as áreas que mais te agradam para trabalhar. Faça o possível para que essa experiência seja enriquecedora não só profissionalmente, como pessoalmente para você.

Que tal, gostou deste post explicando o que você precisa saber sobre intercâmbio trabalho e estudo? Então aproveite a visita em nosso blog e entre em contato conosco agora mesmo para escolher o seu destino!

Posts relacionados

Deixe um comentário