Quais lugares falam espanhol? Conheça países incríveis!

6 minutos para ler

São diversos os lugares que falam espanhol ao redor do mundo: oficialmente, 21 países têm o idioma como língua nativa. Mas, além disso, ele também é um idioma muito comum em outras localidades, como o próprio, Estados Unidos.

Tem interesse em conhecer um desses países para praticar o espanhol, fazer um intercâmbio ou mesmo “turistar”, mas não sabe qual escolher? Então você está no lugar certo: neste texto, apresentamos 7 países que falam espanhol para você ficar por dentro sobre a cultura e principais curiosidades de cada um deles. Acompanhe a leitura até o final e confira!

Espanha

A Espanha é a responsável pelo surgimento e pela popularização do espanhol, também chamado de castelhano, que tem origem no latim vulgar. As conquistas imperialistas do país durante as grandes navegações levaram o idioma às suas colônias. Isso explica o fato de, atualmente, o espanhol ter mais falantes fora da Espanha do que no próprio país.

Integrante da União Europeia e localizada na Península Ibérica, a Espanha é amplamente conhecida por seu repertório cultural. Nomes como Miguel de Cervantes e Carlos Ruiz Zafón se destacam na literatura, enquanto Pedro Almodóvar e Antonio Banderas são referências no cinema.

A Espanha oferece ainda belas praias e uma culinária típica sem igual. Madri e Barcelona são as cidades mais populosas do país e, também, as que mais recebem turistas.

Argentina

O maior rival futebolístico do Brasil, a Argentina é nossa vizinha de fronteira e o segundo maior país da América do Sul em extensão territorial. Uma das principais diferenças entre o espanhol falado por lá para o falado na Espanha se encontra na pronúncia do “ll”. Palavras como paella, prato típico à base de arroz e frutos do mar, são pronunciadas com o som do “j” e não do “lh”.

A elegância, o clima e até mesmo a cultura do país já fizeram Buenos Aires, a capital, ganhar a alcunha de “A Paris da América do Sul”. Além de futebol e tango, o país oferece ainda outras belezas, como a Patagônia, os Andes e a outra face das Cataratas do Iguaçu. Juntamente com o Chile, nosso próximo destino, é o país que oferece opções de cursos mais em conta.

Chile

Deserto do Atacama, Valparaíso, Viña Del Mar, passeios por lagos e vulcões: esse outro vizinho falante do espanhol também oferece uma infinidade de paisagens e belezas naturais aos seus visitantes. Para quem busca opções mais cosmopolitas, a capital Santiago é uma boa pedida.

Se você procura lugares que falam espanhol para aperfeiçoar o idioma, o Chile é uma boa opção, uma vez que é possível encontrar bons cursos, especialmente na capital. Além disso, outra vantagem do país é o fato de oferecer programas com o melhor custo-benefício se comparado a outros destinos da América do Sul.

Cuba

A ilha caribenha que vive sob regime comunista também tem o espanhol como língua oficial. A taxa de alfabetização do país é de 99,8% e seu IDH é considerado alto. Ambos esses fatores refletem a força que a educação tem no país, o que significa que este pode ser um destino interessante para se dedicar ao estudo da língua espanhola.

Havana, Santiago de Cuba e Trinidad são as principais cidades para quem quer dedicar ao idioma. O aluno também pode optar por cursar atividades extracurriculares, como aulas de música e dança. Além disso, por se tratar de um arquipélago e ter clima tropical, o destino também é uma ótima pedida para quem quer conciliar o estudo com passeios por belas praias.

México

Com uma cultura singular e uma riqueza histórica sem igual, o México é mais um colega latino americano que também tem o espanhol como primeira língua. De forma geral, o espanhol mexicano é similar ao dos países da América do Sul, com sutis diferenças de pronúncia e vocabulário.

Além de tacos e sombreros, o país também oferece uma boa hospitalidade a turistas e pode ser uma opção mais econômica se comparado a outros países que apresentamos aqui. De dimensões continentais como o Brasil, o México também tem uma grande diversidade de culturas, comidas e paisagens a serem exploradas.

Uruguai

Mais um vizinho de fronteira com o Brasil, o Uruguai pode parecer um destino óbvio, mas não se engane: ele tem muito a oferecer. Com uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes, a capital Montevidéu é a cidade mais populosa do país e a que oferece mais possibilidades de cursos para quem deseja aperfeiçoar o espanhol.

Por se tratar de um país costeiro, passeios de praia também são uma opção por aqui — mas se esse detalhe é muito relevante para você, é importante escolher a época do ano com cautela, uma vez que as estações são bem definidas e o inverno pode ser relativamente rigoroso.

Costa Rica

Por que não fazer um intercâmbio em pleno Caribe? Se você nunca pensou nessa possibilidade, a Costa Rica pode trazer motivos de sobra para que você passe a considerar essa opção. Localizada na América Central, o país tem um dos IDHs mais altos da América Latina e se destaca no investimento em fontes de energia renováveis — com planos de se tornar neutro em carbono até 2021.

O turismo é uma das principais forças econômicas da Costa Rica, com a Agricultura e a exportação de eletrônicos. Vale citar que a mão de obra do país é altamente qualificada e recebe investimentos externos por dominar outros idiomas, como o inglês e o próprio português. Certamente vale a pena aprimorar a sua educação em um ambiente como esse, não é mesmo

É importante conhecer diferentes lugares que falam espanhol antes de escolher o destino para um intercâmbio ou mesmo para um passeio turístico. Pesquise sobre cada um deles para entender com qual você tem mais afinidade e interesse em desbravar. Investir no aprimoramento do idioma pode trazer grandes vantagens profissionais, especialmente por destacá-lo da concorrência — que muitas vezes confia apenas no portuñol.

Ainda não está convencido da importância desse investimento? Então aproveite a visita ao nosso site e descubra agora mesmo as principais vantagens de ser bilíngue!

Posts relacionados

Deixe um comentário