O que é intercâmbio? Confira nosso guia completo e descubra!

12 minutos para ler

Troca: esse é o significado literal da palavra intercâmbio e, se você prestar atenção ao sentido mais amplo do termo, vai entender exatamente o que isso quer dizer. Participar de um programa como esse levará você a aprender outra língua com muito mais propriedade, conhecer culturas diferentes, fazer amigos e, ainda, dar uma turbinada no seu currículo.

Essas são apenas algumas das vantagens oferecidas às pessoas que optam, em algum momento da vida, por fazer esse tipo de viagem. Mas você sabe exatamente o que é intercâmbio, como funciona, o que precisa para aderir a um programa como esse e como escolher a agência que intermediará, da melhor forma, todo esse processo?

É o que mostraremos neste post. Aqui, você encontrará um guia completo sobre intercâmbios e, ao final da leitura, estará pronto para escolher o seu destino e arrumar as malas. Vamos lá?

O que é intercâmbio?

O intercâmbio é uma oportunidade para pessoas de todas as idades que desejam viver experiências fora do país, adquirindo uma nova cultura e aprendendo a língua nativa do modo mais eficiente, ou seja, na prática. Normalmente, as pessoas costumam relacionar esses programas aos jovens, mas ele pode ser aproveitado por toda a família.

Voltado aos seus objetivos pessoais, profissionais ou acadêmicos, o intercâmbio prevê a moradia no exterior, aliada à experiência de morar com famílias locais ou em residenciais, flats e até albergues. É isso que torna o programa tão especial, pois se trata de uma verdadeira troca de experiências culturais e, até mesmo, emocionais.

Há diversos tipos de intercâmbio. A partir de agora, vamos mostrar a você as possibilidades mais interessantes apresentadas pelo mercado. Confira!

High School

Essa modalidade é voltada aos estudantes do Ensino Médio. Por meio dele, esses adolescentes têm a oportunidade de conviver com uma família que vive no país escolhido para o programa e estudar em uma escola local, como se fosse, realmente, um dos nativos. Trata-se de uma experiência incrível, que certamente fará a diferença na vida dessas pessoas.

Curso de idioma

Se o que você deseja é estudar uma língua, esse é o tipo de intercâmbio que atenderá às suas necessidades. É também o mais conhecido, há muitos anos. Vale lembrar que o brasileiro que estuda inglês por um período mais longo na Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Malta, por exemplo, consegue a permissão para trabalhar durante o curso.

É possível participar de programas voltados a públicos de diferentes idades e interesses.

Programa de férias

Aqui, a ideia é atender ao público de crianças e adolescentes, que podem aproveitar as férias para aprender ou aprimorar outro idioma. Na maioria dos casos, o escolhido é o inglês, mas pode ser feito também na Espanha, na França ou na Itália, por exemplo.

Geralmente, é oferecido nas ferias de julho e janeiro, reunindo aulas de inglês e momentos de lazer e turismo. É fácil conseguir um programa de férias que ofereça acompanhamento de guia desde a saída do Brasil, o que oferece mais segurança aos pais e para os jovens que vão ter uma experiência no exterior pela primeira vez.

Intercâmbio em Família

Para quem pensa que apenas os filhos mais novos podem fazer um intercâmbio, esse é o tipo de programa que pode surpreender! Você sabia da possibilidade de fazer um intercâmbio com todos a bordo? Nesse caso, as crianças e os adultos participam do curso de idiomas pela manhã e, no restante do dia e nos fins de semana, pode aproveitar para passear pela cidade escolhida para a vivência.

Cursos 40+

Idade, definitivamente, deixou há muito tempo de ser um empecilho para quem deseja participar de um intercâmbio. É possível participar de um programa que reúne cultura e aprendizagem voltado especialmente para quem tem 40 anos ou mais. A ideia, aqui, é abranger assuntos de interesse desse público, incluindo gastronomia, música, arte e arquitetura, por exemplo.

English plus

Já aqueles que têm idades entre 18 e 25 anos e que desejam partir para um estudo mais avançado do inglês, há intercâmbios que oferecem oportunidades mais individualizadas e muito interessantes. Nesse caso, você pode optar por viver o ambiente universitário (college) na Inglaterra. É possível, inclusive, participar de aulas de disciplinas que tenham a ver com a carreira que pretende seguir.

Além disso, há várias opções que permitem combinar o estudo do idioma com áreas de seu interesse profissional. Entre elas, administração, direito, medicina etc.

Trabalhar no exterior

Os intercâmbios não atendem somente às pessoas que desejam estudar. É possível, ainda, participar de programas que ofereçam oportunidades de trabalho aos interessados. Vamos conhecer algumas modalidades.

Work and Travel

Desenvolvido pelo governo estadunidense, esse programa é voltado a universitários com idades entre 18 e 28 anos. Eles podem aproveitar as férias do final do ano para trabalhar nos Estados Unidos, de forma remunerada. Melhor que isso: no fim do intercâmbio, podem viajar pelo país por até 30 dias.

Estudo e estágio

Cursos profissionalizantes, em áreas como comunicação, marketing e atendimento ao cliente, são as opções oferecidas pelos intercâmbios feitos no Canadá. O país é campeão em qualidade de vida e é uma excelente opção para quem deseja aderir a um programa como esse. Mas para entrar nessa modalidade, é preciso fazer um teste e atingir o nível mínimo exigido pelas normas canadenses. A Austrália oferece estágios remunerados na aérea de hotelaria e gastronomia.

Que benefícios o intercâmbio oferece?

Agora que você já entendeu o que é intercâmbio e viu que há opções para os mais diferentes interesses, níveis de escolaridade e idades, vale a pena descobrir por que fazer um intercâmbio pode ser tão importante para a sua vida. Além de enriquecer culturalmente e conhecer novas pessoas, saiba que essa é uma experiência que pode transformar o seu futuro.

Você já deve ter percebido que esse é um requisito cada vez mais desejado pelas empresas que oferecem os melhores cargos no mercado de trabalho. Ao fazer um intercâmbio, você estará mais preparado para lidar com as mais diversas situações e, provavelmente, se tornará uma pessoa mais comunicativa.

Além disso, terá a chance de estudar em ambientes escolares e acadêmicos renomados mundialmente. Por fim, poderá conhecer lugares incríveis, aproveitando a convivência com os moradores locais e adquirindo uma experiência totalmente diferenciada. Veja, agora, os detalhes sobre cada uma das vantagens de participar de um intercâmbio.

Adquirir uma cultura diferente

Esse é, certamente, um dos benefícios mais interessantes entre os proporcionados por um intercâmbio. Isso porque você não vai apenas morar em outro país, mas conviver com as pessoas como se também fosse um morador local. Assim, aprenderá seus costumes, enriquecerá suas experiências e expandirá seus horizontes.

Ter mais autonomia

Especialmente entre os mais jovens, sair do país e conviver com outras pessoas, que não são da sua família e da rede de amigos mais próximos, fará com que tenham mais independência. Nesse sentido, quem participa de intercâmbios acaba se tornando uma pessoa mais autoconfiante e preparada para enfrentar os desafios propostos pela vida no futuro.

Conhecer novos amigos

Ao morar em outro país e viver entre os nativos, as chances de conhecer mais pessoas e fazer amigos para toda a vida são incríveis. Essa é uma das vantagens que costumam encantar mais os intercambistas.

É uma excelente oportunidade, inclusive, para aqueles que são mais tímidos. Durante o programa, certamente, eles acabam deixando de lado essa característica para se misturar aos novos contatos e aproveitar ao máximo a experiência.

Turbinar o currículo

Cada vez mais, as empresas têm buscado em seus profissionais características pessoais que agreguem valor à sua atuação no mercado de trabalho. Nesse sentido, ter um intercâmbio no currículo colocará você à frente de demais candidatos a uma vaga.

Quando veem a informação de que você participou de um programa como esse, recrutadores costumam relacionar isso a um amadurecimento e a uma capacidade maior de se adaptar a situações diversas.

Fortalecer a autoestima e o autoconhecimento

Viver em outro país leva você a uma experiência incrível de autoconhecimento. Ao passar uma temporada longe da família e das pessoas mais próximas, terá a chance de entender melhor como reage a situações difíceis, tornando você mais forte e capaz. Também é uma experiência que leva as pessoas a descobrir o que desejam para a vida, do que mais gostam etc.

O que é preciso para fazer intercâmbio?

O primeiro passo para quem deseja participar de um intercâmbio é pesquisar os destinos que atendam às suas necessidades e desejos. Para isso, é preciso ter em mente o que você deseja fazer (aprender ou melhorar seu nível de inglês, fazer um estágio, trabalhar, conhecer outras culturas etc.).

É preciso considerar, ao avaliar as opções, sua capacidade de se adaptar a outros climas (por exemplo, ao frio extremo no Canadá). Também é importante obter informações sobre custo de vida, tipos de cursos oferecidos, estilo de vida local, entre outras questões que interferirão na sua adaptação à nova realidade.

Com essas informações, você pode partir para a outra etapa, que é a de escolher que tipo de intercâmbio deseja fazer. Passará apenas férias ou deseja uma temporada em uma high school estadunidense? É um estudante e vai sozinho ou esse será um programa feito em família durante as férias? Veja, agora, o que mais você precisará.

Documentação

Você precisa se informar bem para descobrir quais serão os documentos para fazer o intercâmbio. Isso depende, basicamente, de dois fatores: qual o país escolhido e que tipo de programa vai participar.

De toda forma, a documentação normalmente exigida é a seguinte:

  • passaporte atual, com o visto devidamente autorizado e em boas condições;
  • carteira de identidade;
  • comprovante de residência no Brasil;
  • diploma ou certificado de escolaridade;
  • comprovante do motivo da viagem;
  • carta de aceite do curso;
  • comprovantes da acomodação;
  • carteira de trabalho (se for um intercâmbio profissional), entre outros.

Na Comunidade Europeia, também é exigido o seguro de saúde internacional. Já na África do Sul e países da Oceania, é preciso estar em dia com o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela.

Vale lembrar que a documentação garante a segurança e os seus direitos no país. Por isso, é preciso cuidado ao transportar e armazenar a documentação enquanto estiver no exterior para que não tenha problemas. Pode ser interessante, por exemplo, ter cópias autenticadas deles para o caso de perda.

Itens importantes

Algumas coisas precisam ser providenciadas ainda no Brasil ao participar de um intercâmbio. Assim, você tornará tudo mais fácil durante a estadia no país escolhido. Uma delas é o seguro viagem, exigido em algumas nações e que pode ajudar você em situações como a necessidade de atendimento médico.

Se você precisa de medicamentos de uso contínuo, é bom checar se eles são aceitos no país onde participará do programa. É bom ter as receitas médicas na mala e, caso seja permitido, levar os remédios com você.

Por fim, não se esqueça de levar dinheiro vivo, na moeda local — não deixe para fazer o câmbio depois de chegar ao destino. Também é interessante levar cartão de débito e de crédito, previamente autorizados para utilização no exterior pelo seu banco.

Como escolher agência de intercâmbio?

Para que você aproveite ao máximo todos os benefícios que o intercâmbio oferece, o ideal é encontrar uma agência que tenha história, experiência e credibilidade. Para isso, vale fazer uma ampla pesquisa, que inclui, principalmente, a troca de informações com outras pessoas que já participaram dos programas oferecidos pela empresa.

Tire todas as suas dúvidas sobre as modalidades oferecidas, tanto com a agência quanto com intercambistas que já utilizaram seus serviços. Procure entender, principalmente, como é o suporte oferecido ao viajante.

É recomendável que você procure agências especializadas na prestação desse tipo de serviço. Há, no mercado, muitas empresas que podem não ter a experiência necessária para oferecer a você todos os cuidados de que precisa para que a viagem seja perfeita e atenda às suas necessidades e desejos. Nem sempre as agências de turismo têm esse know how, apesar de algumas oferecerem programas de intercâmbio.

Não deixe de conferir o CNPJ da agência escolhida para ficar seguro de que ela não tem problemas com a Receita Federal, por exemplo. O ideal é que a empresa esteja devidamente formalizada.

Outro ponto importante a que você deve ter atenção é quanto aos preços e vantagens oferecidas pelos programas apresentados pela agência. Faça comparações, verifique os prós e contras e confira como é o atendimento. Nem sempre o programa mais barato será a melhor escolha, pois ele pode não oferecer tudo o que você necessitar quando estiver fora do país.

Agora que você entendeu o que é intercâmbio, como ele funciona e todas as informações de que precisava para decidir, não perca tempo! Pense em quais são os seus objetivos com essa estadia fora do país e comece a pesquisar o seu destino. Procure uma agência que ofereça os programas mais adequados à sua realidade e não deixe de fazer uma boa pesquisa sobre a reputação e a credibilidade da empresa escolhida.

Gostou do nosso conteúdo e deseja saber ainda mais sobre programas de intercâmbio? Assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos posts em sua caixa de e-mails!

Posts relacionados

Deixe um comentário