Guia sobre os tipos de intercâmbio: confira e descubra todos eles!

12 minutos para ler

 

Ampliar horizontes culturais, desenvolver habilidades pessoais e profissionais, fazer novos amigos. Esses são alguns dos objetivos dos muitos brasileiros que estão buscando, entre os diversos tipos de intercâmbio, aquele que é mais adequado ao seu momento de vida.

Os números mostram que viver a experiência tem se tornado, a cada dia, uma prioridade para jovens e adultos no país — de acordo com a Belta, no ano de 2018, mais de 365 mil pessoas embarcaram na aventura. O número representa um crescimento de 20,46% com relação ao ano anterior.

Se você tem filhos em idade escolar e pensa em quais tipos de intercâmbio são ideais para eles, saiba que há diversas opções incríveis para avaliar. Se a ideia é embarcar, você mesmo, numa aventura fora do país, as opções também são numerosas! Neste artigo, falaremos um pouco sobre cada uma delas e sobre os principais benefícios que a temporada no exterior pode agregar! Boa leitura!

Quais os principais tipos de intercâmbio?

Existem inúmeros tipos de intercâmbio para todas as idades e gostos. Há opções para crianças, adolescentes, adultos, famílias, indivíduos na terceira idade e muito mais! O importante é se abrir ao novo e ter disposição para vivenciar novas experiências.

A seguir, falaremos um pouco sobre os principais tipos de intercâmbio e sobre quais as suas finalidades.

High School

O programa de High School possibilita, aos jovens brasileiros de 15 a 18 anos, experienciar a vida de um adolescente estrangeiro.

Em um intercâmbio dessa modalidade, o adolescente estuda em uma escola de ensino médio no país escolhido e vive em uma casa de família local ou residência da escola por um período de um semestre ou ano letivo.

Se você está se perguntando “por que optar pelo High School?”, nós temos a resposta na ponta da língua: para proporcionar ao jovem uma experiência imersiva na cultura, no ensino e no idioma de outro país!

Grupos para adolescentes

Um dos tipos de intercâmbio perfeitos para quem busca unir, em uma só viagem, as experiências de estudo e lazer, é o intercâmbio em grupos para adolescentes.

Existem roteiros especiais com viagens e excursões preparadas de forma personalizada para o grupo, com muito auxílio e pouca complicação.

Nesta modalidade de intercâmbio, guias acompanham a turma, tornando a viagem segura e repleta de informações ricas sobre o destino escolhido.

Intercâmbio em família

Uma opção muito interessante para quem quer aliar férias em família com o desenvolvimento de um novo idioma, esse é um dos tipos de intercâmbio que vêm crescendo em popularidade.

Durante o dia, adultos e crianças têm aulas e, à tarde, estão liberados para curtir o local escolhido!

O intercâmbio em família ocorre durante todo o ano e pode durar a partir de duas semanas.

Cursos de idioma

De acordo com a pesquisa da Belta citada no início deste artigo, os cursos de idioma são os principais tipos de intercâmbio buscados.

De longe, a melhor opção para quem busca melhorar o nível de inglês, esse tipo de experiência faz com que o aprendizado seja acelerado, uma vez que, além de ter aulas formais em um curso, o intercambista também estará mergulhado na cultura do país, observando maneirismos, gírias e formas de falar adequadas à realidade do local.

Estudo e trabalho

Seria impossível falar sobre tipos de intercâmbio sem mencionar, dentro dos cursos de idiomas, a experiência de Estudo e Trabalho.

Muito procurado por quem decide viver fora, essa modalidade alia a rotina de aperfeiçoamento em um idioma a um trabalho no local escolhido. Dessa forma, o estudante pode suavizar o preço do curso, trabalhar enquanto estuda e unir duas experiências enriquecedoras em uma só!

Estudo e estágio no Canadá

Outra opção para quem gosta de experiências em diversas frentes é o programa de estudo e estágio no Canadá.

Na modalidade, os estudantes têm acesso a cursos profissionalizantes nas áreas de Marketing, Comunicação Empresarial e Atendimento ao Cliente. Além dos cursos, os alunos também podem fazer estágio em uma das empresas conveniadas com o programa, colocando em prática o que é aprendido e vivenciando o mercado profissional do país.

Graduação ou especialização

Essa é outra modalidade de intercâmbio que vem ganhando espaço no Brasil por conta de parcerias fechadas com universidades e seus programas de internacionalização.

Nesse caso, o estudante finaliza o percurso escolar no Brasil e parte para outro país em busca de graduação em uma universidade estrangeira ou de especializações, como pós-graduações, mestrado ou doutorado.

Portugal, por exemplo, é um país muito receptivo a estudantes estrangeiros, em especial, os brasileiros. Em três anos, as estatísticas da Direção-geral de Estatísticas de Educação e Ciência, do governo português, apontaram um crescimento de mais de 30% no total de brasileiros em graduações no país.

Work and Travel Estados Unidos

O Work and Travel é um programa de intercâmbio de trabalho e cultural exclusivo para alunos universitários de 18 a 28 anos, com nível mínimo de inglês intermediário e que queiram ter uma experiência de trabalho internacional durante o período de férias da universidade. Com o encerramento da experiência, os intercambistas podem viajar por até 30 dias pelo país.

Os empregos mais comuns disponíveis nas experiências de Work and Travel estão ligados às áreas de hotelaria e prestação de serviços.

Quais os benefícios de fazer intercâmbio?

Embarcar em uma experiência em qualquer um dos tipos de intercâmbio pode trazer inúmeros benefícios e aprendizados que serão aplicados em diversos âmbitos da vida. A seguir, listamos alguns deles.

Mais vivência

Nada melhor do que experimentar coisas novas e mergulhar em novas culturas para adquirir vivência, não é mesmo? Com o intercâmbio, isso é garantido.

A possibilidade de sair da zona de conforto, imergir em uma rotina completamente diferente daquela com a qual se está habituado, conhecer lugares e pessoas e aprender com a história de cada um, sem dúvidas, é verdadeiramente transformadora.

Enriquecimento do currículo

Além da vivência, o intercâmbio traz um importante benefício de ordem prática: enriquece o currículo e destaca o profissional dos demais.

Isso porque recrutadores e líderes de grandes empresas sabem quantas habilidades diferentes e importantes para um profissional a experiência de viver no exterior é capaz de desenvolver.

Domínio de um novo idioma

Saber um idioma diferente do nativo também é um importantíssimo fator de diferenciação profissional. Muitas empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive, estabelecem como pré-requisito que o candidato saiba, ao menos, duas línguas.

Outras vantagens de ser bilíngue são: possibilidade de prestar exames de proficiência e trabalhar dando aulas e de receber estrangeiros que visitam o Brasil, mostrando nossa hospitalidade e os principais pontos turísticos da cidade visitada.

Desenvolvimento de características-chave

Aprender um idioma pode, sim, impulsionar carreiras e ajudar a desenvolver habilidades pessoais e profissionais. Mas os diferentes tipos de intercâmbio podem ensinar ainda mais do que isso.

A experiência ajuda a desenvolver características-chave, como autonomia, organização, pensamento estratégico, valorização do outro, respeito, humildade, disciplina e muito mais!

Como escolher o melhor tipo de intercâmbio?

Agora, você já conhece os diferentes tipos de intercâmbio, suas principais características e todos os benefícios que a vivência pode agregar à vida pessoal e profissional de quem viaja.

Chegou a hora de entender como selecionar o melhor tipo de intercâmbio para o seu caso. Para ajudá-lo na tarefa, preparamos uma lista com alguns passos essenciais!

Entender o objetivo da experiência

Antes de encarar qualquer experiência de grande impacto, como um intercâmbio, é preciso parar e refletir sobre o objetivo real daquele investimento.

A ideia é trabalhar ou estudar? Há a possibilidade de aliar ambos? Ou o objetivo maior é conhecer uma nova cultura e contribuir para o desenvolvimento local?

Com o objetivo em mente, fica mais fácil escolher, dentre os tipos de intercâmbio, aquele que mais se encaixa no que está sendo buscado.

Buscar o programa ideal para a idade

É aqui que entra o passo número 2: buscar o programa ideal. Como você viu no início deste artigo, existem inúmeros tipos de intercâmbio, e cada um deles está voltado para um perfil específico, com limites de idade e atividades pensadas de acordo com tais características.

Por isso, estude a fundo cada modalidade e aposte em uma que ofereça vivências compatíveis com o intercambista.

Estudar a melhor época do ano para viajar

Também é muito importante estabelecer o melhor período para viajar. Os países do hemisfério norte trabalham as estações do ano de forma oposta à nossa, então, saber que, em determinados meses, como dezembro, janeiro e fevereiro, as temperaturas nos Estados Unidos, Canadá e Europa estão bem baixas (em alguns casos, até com neve) é muito importante!

Isso vale tanto para questões práticas, como para saber o que levar na mala e como se vestir para o frio, quanto para questões de adaptação física e psicológica.

Ter atenção ao calendário do país escolhido

Outro ponto de atenção ao escolher os tipos de intercâmbio ideais é o calendário do local. O ano letivo, por exemplo, varia de acordo com o país, e ter uma noção prévia disso ajuda muito no planejamento da viagem!

Na maioria dos países da Europa, o ano letivo inicia em setembro, e não em fevereiro, como no Brasil. Então, se o objetivo é viver uma experiência de estudo no velho continente, pode ser necessário escolher esse período para fazer a imersão.

Como escolher uma agência de intercâmbio?

Agora, você já tem quase todas as informações essenciais sobre os principais tipos de intercâmbio. Falta apenas decidir qual agência será a responsável por conduzir o processo da viagem.

Essa etapa exige uma atenção especial. Afinal, durante todo o período pré e pós-viagem, a agência será a maior referência do intercambista, prestando assessoria e auxiliando em questões burocráticas e de ordem prática.

Veja, abaixo, o que levar em conta para escolher a melhor agência de intercâmbio.

Pesquise referências

Antes de fechar qualquer negócio, busque informações sobre as agências consideradas. Procure saber como funciona o trabalho do local, quais são os métodos de trabalho e os principais parceiros.

Isso o ajudará a sentir confiança na empresa e a decidir com mais convicção.

Converse com quem já viajou

Outra dica importante é pedir opiniões a quem já viajou com a ajuda da empresa. Escute os relatos, faça perguntas, tire dúvidas e pondere os pontos altos e baixos de cada uma delas.

Com base na experiência de outros clientes, fica mais fácil tirar conclusões sobre a qualidade dos serviços prestados.

Veja avaliações nas redes sociais

Consulte as redes sociais e os sites de avaliações de empresas e veja como as suas opções estão ranqueadas. Leia atentamente as críticas e os elogios e vá colocando na balança.

As redes sociais são um excelente termômetro de escolha da melhor agência de intercâmbio. Isso porque são um ambiente de estímulo ao compartilhamento de opiniões. Você já viveu uma experiência desagradável com algum produto ou serviço? Se sim, com certeza, já pensou em publicar a crítica em sua rede social e alertar os demais consumidores, não foi?

Aposte em empresas consolidadas e experientes

Depois de checar cada um dos pontos anteriores, sua lista de possibilidades já deve estar bem menor.

Nossa sugestão para bater o martelo e tomar a decisão final é apostar em empresas consolidadas e experientes.

O mercado de agências de intercâmbio vem crescendo a cada dia. Isso é ótimo porque estimula o desenvolvimento de novas e atrativas soluções para os clientes, mas representa, também, a possibilidade de entrada de empresas pouco qualificadas e sem experiência, o que é um ponto negativo.

Conheça a Beth Coutinho Intercâmbio

Para evitar cair em uma situação desagradável, busque agências com boa reputação, como a Beth Coutinho, que está no mercado há mais de 20 anos e conta com uma equipe bilíngue e em constante desenvolvimento profissional.

A Beth Coutinho cuida de cada detalhe do intercâmbio, fazendo com que a experiência seja agradável e positiva. Para os mais jovens, oferecemos um serviço completo para deixar as mães e os pais despreocupados: consultoria para escolha do melhor destino, hospedagem, seguro de viagem, passagem aérea e telefone disponível 24 horas em casos de emergência à disposição dos nossos estudantes.

Sabemos o quão importante é a decisão de passar uma temporada fora do país, seja para estudar, seja para trabalhar. Por isso, acreditamos que, em momentos como esse, nada substitui o contato pessoal e a relação que criamos ao longo da jornada.

Por isso, temos um convite a você, que, agora, já sabe quais são os principais tipos de intercâmbio!

Quer saber mais sobre nosso trabalho e entender como funcionam nossos pacotes para os diversos tipos de intercâmbio? Então, entre em contato com a nossa equipe! Ficaremos muito felizes em ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário