Vantagens de ser Bilíngue

4 minutos para ler

 

Hoje vamos falar um pouco dos benefícios de ser bilíngue e como essa característica influência diferentes aspectos da sua personalidade e raciocínio. Além de abrir portas no mercado de trabalho, possibilitar que você conheça novas pessoas e diferentes culturas, saber um idioma diferente trazem mais benefícios do que se imagina.

A IDADE IDEAL PARA APRENDER UM NOVO IDIOMA

Antes de começarmos a falar sobre as diferenças entre pessoas bilíngues e monólogas, é necessário entender que a idade influencia bastante no desenvolvimento e aprendizado de uma nova língua. Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, o esquerdo, que trabalha funções mais analíticas e racionais, e o direito, responsável pelas funções sociais e criativas.

Segundo estudos, crianças tem mais facilidade de aprender diferentes idiomas pois seus cérebros possuem maior “elasticidade”, o que permite que elas utilizem e desenvolvam ambos os hemisférios com mais facilidade. Já adultos tendem a utilizar mais o hemisfério esquerdo do cérebro e tratar o aprendizado de uma forma mais racional.

Mas não desanime, qualquer pessoa pode se tornar fluente em um idioma independente da sua idade, a diferença é o tempo e processo de aprendizado.

O CÉREBRO BILÍNGUE

Aprender um novo idioma tem para o nosso cérebro o mesmo efeito que os exercícios físicos têm para o nosso corpo, pois a atenção e foco necessários para compreender outro idioma exige que trabalhemos ambos os hemisférios, o que torna nosso cérebro mais ágil e saudável.

SAÚDE MENTAL

A psicóloga Viorica Marian, da Universidade Northwestern, nos EUA, revelou através de seus estudos que pessoas bilíngues estão sempre “exercitando seu cérebro no background”. O que acontece é que, até mesmo em situações cotidianas, como ouvir ao rádio ou ler um livro, o cérebro bilíngue trabalha para identificar os sons das palavras e seus significados de forma intuitiva.

Como resultado disso nosso cérebro se torna mais saudável e resistente contra doenças como Alzheimer e até mesmo na recuperação mais rápida de casos como AVC.

FOCO

Outra vantagem é o desenvolvimento de habilidades cognitivas como o foco, atenção e agilidade. Alternar entre dois idiomas requer que nos concentremos nos sons das palavras, seus significados, sotaques e até mesmo a velocidade com que a outra língua esta sendo pronunciada.

Essas características acabam beneficiando todos os aspectos da nossa vida, tendo efeito positivo também nos estudos e trabalho.

PERSONALIDADE

Ser bilíngue também desenvolve nossas características sociais e a forma como vemos o mundo a nossa volta. Diferentes estudos mostram que pessoas bilíngue tendem a agir e pensar de maneiras distintas a respeito de um mesmo contexto dependendo do idioma.

Por exemplo, se perguntamos um grupo de pessoas fluentes em inglês e português sobre uma estatua símbolo cultural, quando a pergunta é feita em inglês a referencia flui instintivamente para a estatua da liberdade, em Nova York, enquanto em português para o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. De acordo com os mesmos estudos essa característica também reflete na vida pessoal e profissional.

Ou seja, pessoas bilíngue tem maior facilidade de se colocar no lugar do outro, analisar situações em diferentes perspectivas e se adaptar a diferentes contextos.

Que tal por o cérebro para malhar e aprender outro idioma em contato direto com a língua e cultura local? Clique aquie saiba mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário