Visto de estudante ou visto de turismo: saiba agora qual o melhor!

4 minutos para ler

Além do passaporte, a entrada de estrangeiros em diversos países demanda a apresentação de um visto. Trata-se de um documento que atesta a intenção do viajante (trabalhar, turistar, entre outras possibilidades). Esse é o caso de países como os Estados Unidos, a Austrália e o Canadá, mas é comum a dúvida se o mais indicado é solicitar visto de estudante ou visto de turismo.

Com isso em mente, preparamos este texto para você aprender mais sobre o procedimento para a retirada do visto, as modalidades disponíveis e as melhores práticas para evitar dores de cabeça. Continue a leitura até o fim e confira!

Quando tirar o visto de estudante?

Como falamos, o visto serve para comprovar o motivo da viagem. Assim, o visto de estudante, por exemplo, será emitido mediante confirmação de matrícula junto a alguma instituição de ensino (e mais outros documentos, alguns dos quais apresentamos a seguir). 

Essa modalidade de visto deve ser solicitada quando o estudante frequenta cursos de longa duração, com carga horária mais intensiva. 

Apesar de mais burocrático, o visto de estudante tem uma grande vantagem com relação ao visto de turismo: a possibilidade de extensão da permanência caso o aluno decida prorrogar seus estudos no país.

Quando tirar o visto de turismo?

Mesmo que você vá passear e fazer compras, para que o visto de turismo seja emitido, é importante apresentar, também, detalhes sobre a sua hospedagem e comprovação de retorno ao Brasil (como veremos mais adiante).

Esse é o visto mais comumente emitido a brasileiros que desejam ir aos Estados Unidos. Ele pode ter validade de até 10 anos, ainda que, atualmente, o mais comum seja ele ser emitido com cerca de 5. 

Vale lembrar que essa é a validade do documento, e não de permanência no país. Essa, por sua vez, chega a, no máximo, 6 meses.

Outra vantagem dessa modalidade de visto é o fato de ele ser aceito a quem deseja viajar para estudar cursos de carga horária reduzida (máximo de 18 horas semanais) e que não passem de 3 meses nos Estados Unidos ou de 6 meses no Canadá e na Inglaterra. Nesse caso, não há a possibilidade de extensão da permanência.

Quais são as boas práticas para tirar visto?

Cada caso de emissão de visto, seja ele de estudante, seja de turismo, é avaliado individualmente. Ainda assim, algumas boas práticas podem ser seguidas para garantir a emissão do seu documento. Confira-as a seguir!

  • considerar a fila de espera: o quanto antes você der entrada no processo de solicitação do visto, melhor;
  • comprovar laços com o Brasil: para que os avaliadores não considerem a possibilidade de você se tornar um imigrante ilegal, ateste seus vínculos com o Brasil. Apresentar carteira de trabalho e/ou bens no seu nome ou da família são formas de fazer isso;
  • ter domínio do idioma: a entrevista pode ser conduzida em inglês. Portanto, é importante ter algum jogo de cintura. Pesquise sobre as perguntas mais comuns e arrase;
  • estar matriculado em algum curso: formalizar o processo de matrícula ainda no Brasil é essencial para a emissão do visto de estudante, mas também pode ajudar aqueles que pretendem fazer algum curso sob o visto de turismo.

Além dessas boas práticas, a ajuda de um parceiro pode fazer a diferença, pois você poderá contar com serviços de apoio à emissão do visto. Esse é o caso da Beth Coutinho Intercâmbio. Uma agência preparada para auxiliar todo o seu processo e garantir uma viagem sem maiores complicações. Acredite, ter alguém que conhece a fundo os processos e a burocracia envolvida na emissão do visto de estudante ou visto de turismo pode fazer toda a diferença!

Pronto para dar o próximo passo rumo à viagem dos seus sonhos? Então entre em contato com a gente agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário