Esclareça suas dúvidas sobre o programa Work and Travel nos Estados Unidos!

6 minutos para ler

Você conhece o programa work and travel nos Estados Unidos? Essa é uma excelente opção para quem está pensando em passar uma temporada fora do Brasil aprendendo inglês e juntando uma graninha extra durante esse período.

intercâmbio é uma experiência única na vida dos brasileiros, principalmente quando o destino é os Estados Unidos — um país de educação e mercado tão vigorosos. Esse tempo de trabalho certamente pesará muito a favor, acrescentando ao currículo profissional do intercambista um diferencial competitivo no mercado.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o programa work and travel nos Estados Unidos, reunimos aqui as principais informações sobre o assunto! Vamos lá?

Para quem é destinado o work and travel

O programa é destinado para jovens universitários entre 18 e 28 anos que querem viver a experiência de trabalho nos Estados Unidos, somente durante o período de férias de final de ano no Brasil.

As funções disponíveis para os intercambistas são as mais diversas, no entanto, todas elas são essenciais para ajudar o estudante a desenvolver a fala e a compreensão do idioma de forma prática, auxiliando no processo de fluência da língua.

Seis dúvidas sobre o work and travel nos Estados Unidos

O programa tem regras bem definidas para admissão e execução que precisam ser atendidas pelos candidatos desde o período de inscrição. Separamos aqui os pontos mais importantes que você precisa saber!

1. Como funciona

O primeiro ponto é que o visto de estudante que o intercambista precisa solicitar para fazer o work and travel é o J1, aquele que prevê o trabalho dos jovens em empregos operacionais, sem a necessidade de especialização na área.

Com relação as vagas de trabalho, elas podem ser conseguidas diretamente pelo candidato, ainda no Brasil, e com o auxílio de uma agência de viagens que ofereça esse tipo de programa.

2. Carga horária e duração

A carga horária de trabalho e o salário pago dependem da negociação com o empregador, e podem variar de acordo com o tipo de trabalho escolhido.

A duração do programa é de 3 a 4 meses, dependendo da disponibilidade acordada entre o intercambista e o empregador na hora da contratação.

Lembrando, que se você tiver um tempo a mais, poderá passar mais 30 dias no país para aproveitar umas férias e viajar para todos os cantos dos Estados Unidos.

3. Acomodação

Quando você contrata o programa de work and travel, a acomodação não está inclusa, é preciso buscar a melhor opção que atenda ao seu perfil. O estudante é o responsável por localizar e contratar os serviços. Porém, muitas agências podem auxiliá-lo nesse processo.

4. Transporte e alimentação

Na hora de computar os gastos com o programa de intercâmbio, você precisa levar em consideração que deve gastar cerca de US$ 150 por semana com a acomodação. Como o transporte e a alimentação também não estão inclusos, pesquise sobre a cidade que você vai morar nesse período para ter uma referência dos gastos.

5. Quais os pré-requisitos

O estudante não precisa ter experiência para participar do programa work and travel mas deve seguir alguns requisitos:

  • Ter idade entre 18 e 28 anos;
  • Inglês intermediário ou avançado (apresentar o teste de proficiência);
  • Flexibilidade para mudar de cidades e trabalhar em funções operacionais;
  • Estar matriculado em uma universidade no Brasil;
  • Ser proativo.

6. Principais etapas do processo

Depois de buscar o suporte de uma agência para encontrar uma vaga de trabalho, ou até mesmo encontrar sozinho, começam as fases de testes. O intercambista passa por uma entrevista antes de ser aceito no programa — uma entrevista de emprego comum, para que o empregador possa conhecer o perfil e as habilidades do candidato.

Depois de a empresa aceitar o candidato para a vaga, é preciso buscar a acomodação, documentos para solicitar o visto J1, comprar passagens e fazer o seguro viagem.

Com tudo pronto, basta fazer as malas e aproveitar as férias com muito trabalho em solo americano. E, para que você saiba sobre o salário, na prática o estudante não pode receber menos de US$ 10 a hora, então irá variar de acordo com a função e com a carga horária.

Benefícios de participar do programa de intercâmbio

Entre os benefícios pessoais e profissionais que o intercambista adquire com esse programa, está o fato de ele acontecer no período de férias, sem prejuízos ao ano letivo do aluno aqui no Brasil. Mas confira mais alguns pontos interessantes!

Crescimento pessoal e profissional

O intercambista que passa pela experiência de work and travel traz na sua bagagem de volta para casa uma nova visão de mundo e de costumes interessantes que os americanos têm no seu estilo de vida.

Por outro lado, viver uma experiência de trabalho nos Estados Unidos é uma oportunidade ímpar na carreira de um jovem brasileiro. Os aspectos legais, a cultura e a forma como as atividades profissionais se desenvolvem em cada país são muito diferentes. Vale a experiência!

Aumento da bagagem cultural

Cada país tem o seu estilo — a sua cultura. Somente vivendo e ficando imerso nos hábitos locais é que se pode de fato conhecer um pouco mais da vida do seu povo. Os americanos têm muita coisa interessante para mostrar ao mundo, inclusive quando falamos do sistema acadêmico e da sua relação com os esportes no país, por exemplo.

Aprendizado da língua

Ser bilíngue é uma excelente habilidade para quem pretende viajar o mundo e trabalhar em negócios internacionais. Adquirir cada vez mais a fluência em inglês é indispensável, seja qual for a área que você escolheu para seguir.

Busque uma agência especializada

Conte com o apoio da Beth Coutinho na escolha do seu programa de intercâmbio. A agência tem uma vasta experiência nos mais variados cursos dos Estados Unidos e do resto do mundo, e pode oferecer um suporte essencial através dos profissionais que conhecem o mercado de intercâmbio como poucos, reduzindo a burocracia e buscando a vaga ideal para você.

Fazer parte de um programa work and travel é uma experiência que pode mudar a vida do intercambista completamente. O período de imersão dos Estados Unidos oferece mais do que a fluência do idioma, mas um olhar diferenciado sobre a vida.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o programa work and tavel nos Estados Unidos, entre logo em contato conosco e comece a planejar sua viagem inesquecível!

Posts relacionados

Deixe um comentário