Conheça o CERN, o maior laboratório de física de partículas em Genebra na Suíça

2 minutos para ler

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, conhecida como CERN, do francês Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, é o maior laboratório de Física de Partículas do mundo, localizado em Meyrin, na região em Genebra, na fronteira Franco-Suíça. Criado em 1954, a organização tem 22 estados-membros e em 2010 tinha um efetivo de aproximadamente de 2 400 funcionários em tempo integral, assim como mais de 11 mil cientistas e engenheiros (representando 580 universidades e centros de pesquisa de 80 nacionalidades).

Os laboratórios do CERN representam, hoje, a maior e mais moderna máquina construída pela humanidade. São 27 km de um túnel circular, construído a 100 metros de profundidade em relação ao solo de Genebra. Neste túnel, feixes de prótons são acelerados a velocidades próximas à da luz, quando são forçados a se chocar. A partir desses choques, de altíssimas energias, os cientistas conseguiram encontrar várias partículas elementares, até então apenas previstas em modelos teóricos. Destacam aqui os quarks e os bósons. Uma das descobertas mais importantes do CERN foi, sem dúvida, o BÓSON DE HIGGS, proposto teoricamente por Peter Higgs, na década de 60.

O CERN, pela sua excelência, é um centro de criação de novas tecnologias, nas mais diversas áreas do conhecimento. Foi lá que nasceu a internet, a WWW, que revolucionou a comunicação mundial; a tomografia computadorizada, conhecida como PET; a ressonância magnética e, recentemente desenvolvida, a mais moderna técnica para tratamento de tumores cancerígenos: a radioterapia com feixes de prótons, já chamada de PROTONTERAPIA.

Sabia que o CERN é um dos principais destaques da programação do nosso grupo Losango? Clique aqui e saiba mais.

Posts relacionados

Deixe um comentário