Tem idade para fazer intercâmbio? Descubra neste post!

5 minutos para ler

Fazer um intercâmbio é se abrir para as possibilidades que o mundo tem a oferecer. É conhecer novas culturas e novas pessoas e sair por completo da zona de conforto, aprimorando-se para se tornar um profissional mais completo e uma pessoa mais experiente. Se todos esses itens o atraem, você provavelmente sonha ou já sonhou em fazer um intercâmbio.

Muitas pessoas, ao chegarem à idade adulta, abandonam ou deixam de lado a ideia de fazer intercâmbio, achando que estão velhas demais para embarcar em uma aventura como essa. Por outro lado, adolescentes e jovens ficam inseguros, sem saber se estão realmente prontos para viajar para outro país longe dos pais.

Se você quer saber qual a idade para fazer intercâmbio, elaboramos um guia que vai ajudá-lo a entender melhor os detalhes e pormenores. Confira!

Existe uma idade certa para fazer intercâmbio?

A verdade é que não existe uma idade certa para fazer um intercâmbio. Em todo o mundo, há diversos programas e oportunidades que podem se adequar aos mais diferentes perfis de intercambistas, sejam eles jovens, adultos, sejam eles indivíduos já na melhor idade.

No caso de adolescentes, o currículo escolar brasileiro aponta que, a partir dos 14 anos, já é possível fazer um intercâmbio, seja qual for o seu objetivo. A partir dessa idade, o jovem já tem maturidade para entender o cenário e adaptar-se a uma nova rotina. Com os documentos corretos e a permissão dos pais, é possível embarcar sem maiores problemas nessa faixa etária.

No caso dos adultos e das pessoas na terceira idade, também é possível fazer um intercâmbio sem maiores entraves. Há programas em escolas de variados países que foram desenhados para pessoas nessas faixas etárias. Algumas escolas e instituições, inclusive, oferecem intercâmbios que são projetados para a terceira idade, com turmas formadas somente por alunos acima dos 40 anos.

Também existem programas de intercâmbio para adultos que são voltados a uma determinada linha de estudo e, até mesmo, a uma profissão, sendo que a pessoa pode aperfeiçoar o inglês de acordo com aquilo com que lida no dia a dia. É o caso de programas de inglês voltados para pessoas com formação em Administração, Medicina e outros, por exemplo.

Quais os principais tipos de intercâmbio?

Existe um variado cardápio de programas de intercâmbio à disposição de quem tem vontade de embarcar em uma aventura assim, não importa a idade do indivíduo.

A seguir, confira alguns dos principais tipos de intercâmbio.

High School

No intercâmbio de estilo “High School”, a pessoa pode fazer uma parte do ensino médio fora do Brasil, aproveitando para desfrutar do aprimoramento do idioma combinado com a experiência de viver em outro país e, muitas vezes, longe dos pais pela primeira vez. É voltado para adolescentes entre 15 e 18 anos de idade, que ainda estejam cursando o Ensino Médio.

Intercâmbio para aprendizado de idioma

Esse quesito é englobado por programas cujo enfoque é o aprendizado de um novo idioma, seja ele o inglês, francês, espanhol — ou qualquer outro. 

O programa de aulas varia entre ensinamentos de gramática e conversação, além de atividades práticas, aproveitando o fato de se estar imerso no idioma que se deseja aprender.

Para quem já sabe algum idioma e quer praticar mais, pode-se também fazer um preparatório de algum teste ou buscar complementar o estudo do idioma com alguma atividade de lazer como surf, culinária entre outras.

A pessoa com o nivel melhor do idioma pode ainda dar enfoque no desenvolvimento de outras habilidades profissionais que podem auxiliar no impulsionamento da carreira. Aqui, o indivíduo tem aulas de assuntos pertinentes à sua área escolhida e também faz visitas técnicas a organizações e a empresas que atuam em seu mesmo nicho.

Trabalho e Estágio

Neste tipo de intercâmbio, voltado para maiores de idade, a pessoa viaja para outro país para trabalhar ou atuar como estagiário. Nesses casos, o período de serviço costuma ter uma determinada janela de tempo – para que a pessoa possa retornar ao seu país de origem – e nem sempre é possível atuar dentro de seu setor profissional.

É o caso por exemplo do Work and Travel Program, que permite que estudantes universitários brasileiros passem o inverno (de novembro a marco) trabalhando em uma seleção de empresas americanas, como estacoes de ski, hotéis e parques temáticos, desenvolvendo habilidades profissionais.

Programas de Co-op e Au Pair, por exemplo, também se encaixam em intercâmbios de trabalho e estágio.

Outros tipos de programas

Existem, ainda, outros tipos de programas de intercâmbio, com outros enfoques e recortes, que podem se alinhar aos desejos da pessoa que quer aproveitar todos os benefícios de conhecer uma nova cultura, fazer novas amizades, aprender um novo idioma e beneficiar seu currículo de uma forma única.

Com tantos tipos de programas de intercâmbio espalhados em todo o mundo, fica claro que não existe uma idade para fazer intercâmbio, o que existe, na verdade, é o programa ideal para sua personalidade, seu perfil e seu objetivo final!

Se seu sonho sempre foi fazer um intercâmbio, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos intercâmbios.

Posts relacionados

Deixe um comentário