Quais os aspectos legais do intercâmbio? Entenda aqui!

6 minutos para ler

Quem vai estudar fora do país precisa estar atento aos aspectos legais do intercâmbio. Alguns detalhes durante o processo da contratação do serviço até a chegada à escola precisam ser observados para que nada ocorra de errado.

É necessário conhecer alguns pontos que você não pode deixar faltar para a sua viagem. O visto, por exemplo, é um deles. Em alguns países, somente será possível fazer um intercâmbio com a obtenção de um visto de estudos pelo período do curso.

Para responder às suas dúvidas sobre como fazer um intercâmbio, separamos algumas informações importantes. Vamos lá conferi-las?

Qual a documentação necessária para fazer um intercâmbio?

São seis os documentos principais aos quais você precisa ter atenção na hora de fazer um intercâmbio:

  1. passaporte válido: alguns países exigem que o prazo de validade seja de, no mínimo, 6 meses após a data do término do programa de intercâmbio;
  2. visto: alguns vistos de estudo são emitidos obrigatoriamente no Brasil e podem levar até 3 meses para tal emissão. Em alguns países, a solicitação e a emissão do visto acontecem no momento da chegada no local de destino. Verifique as regras válidas para o país em que você está buscando um intercâmbio;
  3. carta de aceite da escola no exterior: é o documento que oficializa o seu período de estudos na escola e/ou universidade;
  4. acomodação: você precisa de uma carta de confirmação da acomodação durante o período do curso no exterior;
  5. assistência médica internacional: para a realização de um intercâmbio na Europa, por exemplo, é preciso apresentar o seguro de assistência médica pelo período de duração;
  6. certificado de vacinas: alguns países, como África do Sul e Oceania, exigem a emissão de um certificado de comprovação de vacinas.

Portanto, o primeiro passo é decidir qual o país dos seus estudos. Depois, é fundamental buscar os documentos necessários dentro das especificidades do local escolhido.

Via de regra, os documentos devem ser traduzidos para a língua do país em que você estudará ou para o inglês. Sendo assim, fique atento a todos os detalhes e não perca o prazo.

É possível viajar sozinho?

Existem programas de intercâmbio que atendem a diferentes idades. Para adolescentes e jovens com menos de 18 anos, os pais precisam fazer uma autorização de viagem para o deslocamento. Viajar sozinho permite ao estudante um contato mais próximo com uma nova língua, um novo país e uma nova cultura, além de ser o primeiro grande desafio da jornada.

Para maiores de idade, não existe qualquer tipo de restrição quanto a viagens desacompanhadas — pelo contrário, elas são recomendadas para que a imersão na cultura local seja ainda maior. Em um intercâmbio, quanto menos o estudante falar a língua materna, melhor e mais rápido será o aprendizado.

Quais os prazos que existem para a inscrição em um intercâmbio?

Inicialmente, você precisa decidir qual será o tipo de intercâmbio mais adequado para o seu perfil. Além da possibilidade de fazer um curso de línguas, é possível fazer um intercâmbio acadêmico, no qual é permitido trabalhar durante o período. Os dois são bem diferentes, mas têm um grande valor na sua vida.

Para os cursos de língua, as escolas recebem as inscrições durante todo o ano, para atender ao maior número de estudantes oriundos dos mais variados países e com diferentes durações. As aulas começam semanalmente, por isso, basta escolher a data de iniciar o curso.

No caso dos programas acadêmicos, os alunos são admitidos no semestre de verão e inverno, por isso, é preciso estar atento ao prazo de inscrição das instituições. Os cursos têm duração de 1 a 4 semestres letivos e variam de acordo com a área escolhida pelo estudante.

É preciso ter passaporte?

Para todas as viagens internacionais, é imprescindível que você tenha, em mãos, o seu passaporte válido. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento de Registro Geral (RG) têm validade em território nacional, com exceção ao Mercosul, que permite o uso desses documentos nos países integrantes. Em outros países, o único documento que tem garantia legal de validade fora do seu local de origem é o passaporte.

Por isso, não deixe para a última hora; procure o Departamento de Polícia Federal na sua cidade e dê entrada na documentação. Normalmente, o processo é rápido, e o documento é emitido em uma semana, mas isso não é uma regra, então, novamente, não deixe para a última hora.

É necessário ter um seguro viagem?

O seguro viagem é uma garantia para qualquer pessoa que está fora da rede de cobertura médica gratuita do Brasil. No entanto, para entrar nos países da Europa, por exemplo, é obrigatória a apresentação do seguro viagem.

Na hora de decidir o destino, consulte os documentos obrigatórios para a entrada no país e, se o seguro viagem estiver entre eles, não se esqueça de contratá-lo.

Procure uma agência de seguros de confiança para não ter problemas durante a sua viagem. Não se esqueça, ainda, de informar corretamente os dados do país de destino e a duração da sua estadia.

Quais as formas de facilitar a burocracia na contratação de um intercâmbio?

Para escolher a melhor opção de intercâmbio de acordo com o seu perfil, o ideal é contar com o apoio especializado das empresas que oferecem intercâmbio.

São tantas as opções de cursos disponíveis no mercado que o ideal é buscar uma solução para o seu perfil. Uma agência de intercâmbio conta com diversas opções de cursos em vários países, com durações diferenciadas, que possam atender à sua expectativa.

Outro ponto importante é o contato com a escola. Esse intermédio especializado reduz as burocracias e organiza quais os documentos e os prazos que você precisa respeitar para não perder a matrícula.

Além do curso, a agência também dá suporte para encontrar a acomodação adequada no país de destino e auxilia o estudante durante todo o processo até o seu retorno ao Brasil.

Portanto, contar com o apoio de uma empresa especializada em intercâmbio pode ser uma excelente ajuda na hora de tomar a decisão sobre qual o destino ideal diante das suas expectativas, sem se preocupar com a burocracia.

Que tal? Entendeu melhor os aspectos legais do intercâmbio? Então, aproveite a visita e compartilhe este post com os seus amigos usando as suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário